Fofura

Segredo da longevidade: idosa celebra 100 anos com amigas em SG

Estado tem mais de 1,7 mil com 100 anos ou mais, diz Censo 2010

Dona Joaquina nasceu no dia 7 de julho de 1922
Dona Joaquina nasceu no dia 7 de julho de 1922 |  Foto: Arquivo Pessoal
 

Mesas enfeitadas, bolos, docinhos, salgadinhos e fotos antigas serviram de cenário ideal para celebrar os 100 anos de vida da dona Joaquina Pereira Estrela, no último dia 7. A festança aconteceu num abrigo de longa permanência em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Lúcida, ela festejou ao lado de amigas e familiares com um sorrisão no rosto.

Na ocasião, a idosa posou para fotos exibindo flores e até cartão de parabéns. A carteira de identidade de Joaquina mostra que ela nasceu em 7 de julho de 1922. Ela é conhecida pela alegria e alto astral, mesmo na chegada ao centenário.

Quem fez questão de preparar tudo com carinho foram os próprios voluntários da Instituição Cristã Amor ao Próximo, uma ONG registrada pelo Conselho Nacional de Assistência Social, e que fica localizada na Região Central da cidade. O local é um centro para idosas carentes com mais de 70 anos. 

Viúva, Joaquina teve dois filhos. Além de neto, bisneto e tataraneto. Ela mora há 15 anos no abrigo mas ainda tem contato com a família. A mudança foi necessária após as mortes do esposo e de um filho. 

"Fizemos uma preparação para os 100 anos dela. Depois dessa pandemia tivemos muitos afastamentos devido aos protocolos sanitários. Ela enfrentou a Covid-19, saiu vitoriosa. Neste momento, isso foi mais aliviado, e tivemos a oportunidade de comemorar juntos. Lá estavam voluntários. A Joaquina pediu que convidasse a família, que também foi", diz a presidente Odiracy de Carvalho.

Mais de 30 funcionários voluntários atuam por lá, entre cuidadores, profissionais de saúde, administração e limpeza. Todos estavam envolvidos na festa. Segundo a direção, cada item do aniversário foi fruto de doação.

"Fizemos com todo o carinho e sacrifício, foi tudo doado. Ela pediu para convidar a família, que deu uma ajuda para o bolo. Nós fizemos o restante. Nós resolvemos roupa, corte de cabelo, unha e ela ficou muito feliz. Ela se emocionou ao ver a foto com o marido", acrescenta Odiracy.

A ONG é aberta e acolhedora para receber senhorinhas de todos os lugares. São 55 residentes. A maioria das abrigadas vem de cidades do Estado do Rio. O espaço, inclusive, sobrevive só através de doações e realizações de eventos internos e externos, contando sempre com a participação de voluntários.

Ao ENFOCO, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o último Censo Demográfico apurou mais de 1,7 mil idosos com 100 anos ou mais, no Estado do Rio. Isso em 2010. À época, o Brasil inteiro acumulava 24,2 mil pessoas nesta condição.

Hoje, segundo o Guinness World Records, o título de pessoa mais velha do mundo pertence a Lucile Randon, uma freira francesa conhecida como Irmã André, de 118 anos. Entre os homens, o recordista é o venezuelano Juan Vicente Mora, de 113 anos.

< Nove do hexa? Boa fase de Pedro no Flamengo anima comissão de Tite Esforço conjunto pode ampliar acesso à água e esgoto no Rio <