Cidades

Segundo painel de grafite ganha cores em Alcântara, em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Segundo painel de grafite ganha cores em Alcântara, em São Gonçalo
Segundo Marcelo Eco, os novos painéis irão partir dos primórdios do desenvolvimento industrial no município. Foto: Luiz Carvalho/Ascom SG

Após o trabalho de marcação dos desenhos, o segundo painel de grafite, na altura do Espaço Raul Veiga, em Alcântara, começa a ganhar cor e vida pelas mãos dos artistas do Projeto Cidade Ilustrada. A arte dos gonçalenses recebe, nesta empreitada, um reforço de mais quatro grafiteiros. Todo o processo está sendo realizado com recursos de compensação ambiental.

O projeto, ligado à Secretaria de Turismo e Cultura, com curadoria e a direção de arte de Marcelo Eco, contava com os grafiteiros Ogai, Siri, Tex, Trep, Gut e Xamp; produção de José Luiz Mancha. Agora, se juntam ao grupo Marcelo Alio, Aila Alita, Rafael Raf e Amanda Cabocla. O subsecretário de Meio Ambiente, Gláucio Brandão, também contribuiu como historiador no projeto.

Segundo Marcelo Eco, os novos painéis irão partir dos primórdios do desenvolvimento industrial no município. Enquanto a primeira tela contou um pouco a história da região antes mesmo de receber o nome de São Gonçalo, a segunda pintura irá remontar a essência do bairro do Alcântara, com o porto do bairro, estação de trem, desenvolvimento da cidade, indústria, cana de açúcar, bonde elétrico e tudo que remete ao crescimento econômico.

"Estou gostando muito desse colorido. Está dando uma vida que antes o bairro não tinha", disse o motorista de aplicativo Fábio de Souza Moreira, enquanto apreciava a arte em meio ao sinal de trânsito.

< Acidente interdita via e complica trânsito na Ponte Rio-Niterói Gabigol e mãe são hostilizados após eliminação na Copa do Brasil; jogador se pronuncia <