Alarmante

Sete pessoas são atropeladas todo dia no Rio, diz ISP

Avenida Brasil aparece no topo das estatísticas

De acordo com os dados, durante o primeiro semestre, foram registrados 10.483 acidentes
De acordo com os dados, durante o primeiro semestre, foram registrados 10.483 acidentes |  Foto: Pericles Cutrim

Levantamento inédito do Instituto de Segurança Pública (ISP) evidencia que, entre janeiro e junho deste ano, 1.259 pessoas foram atropeladas no estado do Rio, média de sete pedestres a cada 24 horas.

A Avenida Brasil lidera as estatísticas, com 41 ocorrências, seguida pela Avenida das Américas, com 28, e pela Avenida Santa Cruz, com 13. Do total de vítimas, 41,3% tinham entre 30 e 59 anos. A maior parte aconteceu na capital (609 registros), seguida por São Gonçalo (77) e Nova Iguaçu (62).

Desenvolvido pelo Instituto, o painel interativo ISPTrânsito oferece uma visão detalhada dos eventos de trânsito. De acordo com os dados, durante o primeiro semestre, foram registrados 10.483 acidentes, 10.956 lesões corporais culposas e 939 mortes no trânsito - a maioria desses incidentes aconteceu no município do Rio, aos domingos. 

"O ISPTrânsito é muito importante para fomentar políticas públicas e informar a sociedade para, assim, evitar os acidentes de trânsito. Esses dados são preocupantes e mostram também a importância da Operação Lei Seca, das iniciativas do Detran.RJ e do estado para enfrentar essa realidade", afirmou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Ao analisar as localizações com maior frequência de lesão corporal culposa, a Avenida Brasil concentra o maior número, 293 ocorrências, um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2022. Na sequência, está a Avenida das Américas, totalizando 259 registros, 51,5% a mais em comparação a 2022.

"A conscientização é o caminho, e o respeito e a responsabilidade no trânsito é dever de todos nós. A Semana Nacional do Trânsito visa promover a educação e a segurança no trânsito, e os dados servem justamente para isso, subsidiar ações que incentivem comportamentos mais responsáveis em vias públicas", enfatizou o vice-presidente do ISP, Leonardo Vale.

Disponível para consulta pública, o ISPTrânsito desempenha um papel crucial na coleta e análise dos números relacionados às vítimas e aos acidentes de trânsito em todo o estado. Seu objetivo é fornecer informações que possam ser utilizadas no desenvolvimento de políticas públicas que contribuam para a segurança viária, além de engajar a sociedade na construção de um trânsito mais seguro para todos.

Semana Nacional do Trânsito 

Durante a Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro, o Detran.RJ realiza uma série de ações educativas, palestras e atividades nas escolas para sensibilizar e conscientizar a população sobre os altos níveis de acidentes em ruas e estradas, muitos com vítimas fatais.

Pontos turísticos e estratégicos do Rio, como as igrejas da Penha e da Candelária, os Arcos da Lapa e o Monumento Estácio de Sá serão iluminados de verde e azul, cores do Detran, numa parceria com a Rioluz. Todas as iniciativas estão sendo planejadas para mobilizar a sociedade na busca por um trânsito mais seguro.

< Em baixa, Flamengo visita o Goiás buscando reação no Brasileirão Alerj vota carência de planos de saúde para tratamento de autistas <