Cidades
SG faz campanha de doação de sangue em comemoração ao Outubro Rosa
Com uma doação de sangue é possível salvar até quatro vidas. Com esse intuito, a Campanha #VáDeRosa, em comemoração ao Outubro Rosa, vai realizar uma ação de coleta de sangue, neste sábado (9), no Centro de Oncologia, no Zé Garoto. A atividade faz parte do calendário organizado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, através da Coordenação de Políticas Públicas de Combate ao Câncer.
Para fazer a doação é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50kg, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue, não ter nenhum processo inflamatório, não ter piercing e tatuagem há menos de um ano. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.
No caso dos jovens de 16 e 17 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do responsável.
Covid-19 e doação de sangue
Com relação ao coronavírus, pessoas que já tiveram a doença podem doar, uma vez que não há confirmação de contaminação por transfusão de sangue. Contudo, no protocolo adotado, a pessoa precisa aguardar o prazo de 30 dias para doar, respeitando a janela necessária para evitar o contágio tradicional no ambiente da unidade. Já os que tiveram a forma grave da doença ficam inaptos por um ano após a cura.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!