Estágio de atenção

Sirenes são acionadas durante temporal em São Gonçalo

Em Niterói, moradores relatam queda de energia

Fortes chuvas provocaram alagamentos em bairros de São Gonçalo
Fortes chuvas provocaram alagamentos em bairros de São Gonçalo |  Foto: Grupo Enfoco

O temporal que caiu durante a tarde desta quinta-feira (11) na Região Metropolitana, atingindo principalmente as regiões norte e centrais das cidades do Rio e Niterói, causou alagamentos em vias e queda de energia em alguns bairros. Em São Gonçalo, sirenes de emergência foram acionadas em quatro bairros. 

Devido aos fortes ventos, no bairro Maria Paula, em Niterói, moradores relataram que transformadores de energia estouraram. E em alguns pontos da região, alguns moradores ficaram sem luz, e outros ficaram apenas com uma fase de energia. Alguns pontos do bairro do Fonseca, ainda em Niterói, picos de queda de energia também foram registrados por moradores.

A Defesa Civil de Niterói informou, no entanto, que não foi registrada nenhuma ocorrência grave na cidade. 

"A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências. O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp", informou o órgão em nota. 

Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram que os bairros Porto da Pedra e Alcântara foram bastante atingidos e, em algumas ruas, os veículos não conseguiam trafegar devido ao grande volume de água que transbordou de valões. Na BR-101, no trecho Niterói/Manilha, motoristas registraram engarrafamento. Segundo os relatos, na altura do Jardim Catarina, um bolsão d’água atrapalhou o tráfego.

A Prefeitura de São Gonçalo informou que foi realizado o acionamento da sirene nos bairros Boa Vista, Laranjal, Porto Novo e Vila Três; e a cidade está em estágio de atenção.

"Equipes da Defesa Civil seguem nas ruas atendendo as ocorrências. Em caso de emergência, a população deve ligar para 199. Existem pontos de apoio nos bairros onde as sirenes foram acionadas, e os moradores podem se deslocar a qualquer momento se necessário. Os pontos de apoio são Ciep Professora Romanda Gouveia (Boa Vista), Escola Municipal Armando Leão Ferreira (Porto Novo) e Colégio Estadual Ferreira Pinto (Laranjal e Vila Três)", disse o governo municipal em nota. 

A cidade do Rio entrou em Estágio 2 de atenção devido às fortes chuvas que começaram durante a tarde desta quinta. As informações são do Centro de Operações (COR) da Prefeitura. Vídeos que circulam nas redes sociais mostraram os fortes ventos e a chuva, levantando uma barraca de caldo de cana e pastel que voou e atingiu algumas pessoas que estavam na calçada, na Baixada. 

A situação atual da cidade mostra que as massas de chuva mais fortes no Rio de Janeiro nas últimas horas enfraqueceram, de acordo com o sistema de alerta do Rio. A previsão é de chuva fraca a moderada nas próximas horas.

< Após temporal, barca rumo a Niterói faz trajeto no escuro; vídeo Justiça manda soltar ex-mulher do traficante Nem da Rocinha <