Tapetes de Corpus Christi voltam a colorir Niterói e SG

Celebração retorna ao calendário com trabalho de fiéis

Trabalhos começaram nas primeiras horas da manhã desta quinta
Trabalhos começaram nas primeiras horas da manhã desta quinta |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Centenas de fiéis participam nesta quinta-feira (16) da confecção dos tradicionais tapetes para a procissão de Corpus Christi nos municípios de Niterói e São Gonçalo, cidade que tem a maior faixa por extensão da América Latina. 

O tradicional evento religioso acontece após dois anos por conta da pandemia de Covid-19. A comunidade católica voltou a colorir duas das principais vias mais famosas de São Gonçalo. Com extensão de 2 km, e a expectativa é que o evento receba mais de 50 mil pessoas para a celebração. Em Niterói, os trabalhos estão sendo realizados na Avenida Amaral Peixoto, no centro.

A estudante Maria Clara Neves, que é fiel da Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Venda da Cruz, em São Gonçalo, conta que é uma veterana na confecção dos artigos. 

Ver o tapete pronto e poder falar que eu participei da criação, isso é muito gratificante Maria Clara Neves, estudante
  

"É muito bom estar participando da confecção do tapete de sal. Depois ver o tapete pronto e poder falar que eu participei da criação, isso é muito gratificante. Todos os anos eu participo desse evento", contou.

  • Em Niterói, muita gente acordou cedo para iniciar a confeccção dos desenhos
    Em Niterói, muita gente acordou cedo para iniciar a confeccção dos desenhos
  • Tapetes de Corpus Christi voltam a colorir Niterói e SG
  • Tapetes de Corpus Christi voltam a colorir Niterói e SG
  • Tapetes de Corpus Christi voltam a colorir Niterói e SG
  • Tapetes de Corpus Christi voltam a colorir Niterói e SG
  • Tapetes de Corpus Christi voltam a colorir Niterói e SG
  • Tapetes de Corpus Christi voltam a colorir Niterói e SG
  • Tapetes de Corpus Christi voltam a colorir Niterói e SG
  • Tapetes de Corpus Christi voltam a colorir Niterói e SG
  

Já o pedagogo André Almeida falou da sensação espiritual que sente ao participar da celebração.

"É uma sensação muito gratificante. Quando estamos aqui todos trabalhando e depois saber que o próprio Cristo na eucaristia vai passar", disse.

Em Niterói, muita gente participou da confecção dos desenhos
Em Niterói, muita gente participou da confecção dos desenhos |  Foto: Lucas Alvarenga
  

Para a confecção do tapete, André usou, além do sal, pó de café, serragem e xadrez. Ele explica que demorou um dia para desenhar e acredita que deve ficar pronto até às12hs. 

Tradicional evento religioso acontece após dois anos por conta da pandemia de Covid-19
  

Mudanças

Este ano os trabalhos começaram a ser confeccionados às 6h30 na Rua Feliciano Sodré, no Centro de São Gonçalo. Segundo a prefeitura, a medida foi tomada após reunião entre representantes do Executivo e Legislativo com o padre André Luís Siqueira, pároco da Igreja Matriz de São Gonçalo, a fim de permitir que mais fiéis possam participar da celebração, com mais opções de transportes e segurança.

O evento contará com procissão iluminada por velas que acontecerá após a celebração da Santa Missa, às 16h.

Mas apesar dos trabalhos só terem sido iniciados durante a manhã, a professora Cristiane Garcia, acordou cedo e fez questão de revelar o segredo para construir o tapete.

"O segredo é a oração. Pedir inspiração ao espírito santo, que ele nos conduza para fazer o tapete conforme a vontade dele", contou. 

Os tapetes de sal são tradições na festa de Corpus Christi, do latim Corpo de Cristo. A data é uma demonstração de amor à Igreja e ajudam a embelezar a celebração. A festa de Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes do Cristianismo, que relembra a instituição do sacramento da Eucaristia.

Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus. A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus. 

Bloqueios

Por conta do evento, vias do entorno do local onde está o tapete do sal estão fechadas. De acordo com a prefeitura, estão fechadas as ruas Lara Vilela e Sá Carvalho, entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Coronel Moreira César; Travessa Zeferino Reis entre a Avenida Presidente Kennedy e a Rua Dr. Nilo Peçanha; Rua Salvatori entre a Rua Feliciano Sodré e Aluísio Neiva; Rua Eduardo Vieira, Travessa Jorge Soares e Rua Antônio dos Santos Figueiredo entre as Ruas Dr. Nilo Peçanha e Aluísio Neiva; Rua Coronel Moreira César e Dr. Feliciano Sodré em toda sua extensão; Rua Dr. Nilo Peçanha entre a Praça Dr. Luiz Palmier e a interseção com a Rua Gal. Antônio Rodrigues.

Em Niterói, está proibido estacionar na Rua Evaristo da Veiga, em toda a sua extensão, e na Av. Ernani do Amaral Peixoto, no trecho compreendido entre a Rua Evaristo da Veiga e Av. Visconde do Rio Branco entre as 22h do dia 15 até as 20h do dia 16. Entre 00h e 20h do dia 16, a Rua Evaristo da Veiga terá sua mão invertida. Assim, seu fluxo passará a seguir saindo da Av. Ernani do Amaral Peixoto em direção a Rua Coronel Gomes Machado. 

O tráfego de veículos está interditado na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no trecho compreendido entre a Rua Evaristo da Veiga e Av. Visconde do Rio Branco, na rua Visconde de Uruguai, Maestro Felício Toledo, Luiz Leopoldo Fernandes Pinheiro e Visconde de Sepetiba, entre as ruas da Conceição e Coronel Gomes Machado.

< Surpresa! Beyoncé anuncia lançamento do sétimo álbum; confira data Saiba os valores que cada partido vai receber do fundo eleitoral <