Cidades
Teste rápido para detectar COVID-19 chega a Niterói
Os cerca de 40 mil testes rápidos para detectar o novo coronavírus (Sars-CoV-2) encomendados pela Prefeitura de Niterói começaram a chegar nesta terça-feira (7). A entrega acontece quatro dias após o previsto. De acordo com o prefeito Rodrigo Neves (PDT), houve atraso na entrega por conta da alta demanda pelo insumo.
"Está muito difícil conseguir insumos, equipamentos e respiradores. Os equipamentos para testagem massiva começaram a chegar hoje", afirmou o líder do Executivo durante visita ao Hospital Oceânico, em Piratininga.
Os testes serão direcionados para profissionais de saúde com sintomas, para os grupos de risco e pacientes com sintomas respiratórios graves. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não bateu martelo sobre o cronograma das testagens.
"Fechamos o protocolo e estamos treinando a equipe e vamos iniciar a testagem de forma gradativa na semana que vem" afirmou o médico sanitarista Rodrigo Oliveira, secretário de Saúde de Niterói.
Quem estiver com sintomas respiratórios deve buscar as emergências do Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Bairro de Fátima, a UPA Mário Monteiro, na Região Oceânica, e as policlínicas da Engenhoca e Largo da Batalha. Estas são as emergências mais equipadas para receber pacientes com suspeita, de acordo com o secretário.
Os pacientes com quadro grave estão sendo testados pelo método convencional PCR. O último boletim epidemiológico registrou 92 casos confirmados da doença e dois óbitos.
Neves reforçou a necessidade de isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus no município e orientou o uso de máscara em espaços públicos a partir desta quarta-feira (8).
Maricá na frente
Em Maricá, 40 mil kits de testagem rápida, encomendados pela Prefeitura, já chegaram e 2.400 profissionais de saúde com suspeita do novo coronavírus já estão sendo testados no anexo montado próximo ao Hospital Municipal Conde Modesto Leal. Neste primeiro momento, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que apenas profissionais de saúde serão testados, por estarem na linha de frente no combate à doença.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!