Cidades

Theatro Municipal do Rio reabre após um ano e sete meses fechado

Imagem ilustrativa da imagem Theatro Municipal do Rio reabre após um ano e sete meses fechado
|  Foto: Foto: Marcelo Tavares
A reabertura do Theatro Municipal é uma sinalização da retomada cultural em todo estado. Foto: Marcelo Tavares

Depois de um ano e sete meses fechado ao público, devido à pandemia, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro reabre as portas, a partir deste quinta-feira (28), com um presente: espetáculos de balé com entrada gratuita. A programação especial irá até domingo (31). A casa abrirá seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com público reduzido, e será necessário apresentar o comprovante de vacinação.

"O Theatro Municipal é um patrimônio do Estado do Rio de Janeiro. A pandemia foi difícil, então nada mais justo que os artistas do estado façam essa reabertura. Durante esse período, apoiamos a cultura fluminense com diversos editais e, recentemente, lançamos o Pacto Cultural RJ, que vai injetar R$ 75 milhões ao fomento das artes até o fim do ano" disse o governador Cláudio Castro.

O Theatro Municipal apresenta obras-primas do balé clássico: Des Enfantes; Grand Pas Classique; Noitede Walpurgis (originalmente da ópera Fausto, com música de Charles Gounod e coreografia de Leonid Lavrovsky); e Paquita (com música de Ludwig Minkus e coreografia de Marius Petipa), que terá abertura com as alunas da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, do Theatro Municipal.

De acordo com a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, a reabertura do Theatro Municipal é uma sinalização da retomada cultural em todo estado.

"Estamos avançando na vacinação e, para coroar este momento de retomada, reabrimos as portas do Theatro Municipal, que é a joia da coroa da cultura fluminense. Um verdadeiro presente para a população, que poderá acompanhar lindas apresentações no nosso histórico palco, de forma gratuita", afirmou Danielle Barros.

Para a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, é um orgulho muito grande poder compartilhar com a população fluminense esse momento tão importante para a cultura.

"Reabrir as portas do Theatro Municipal, ainda mais de forma gratuita e depois desse longo hiato, é um marco importantíssimo para nossa história. Contamos com a presença de todos", convidou Clara Paulino.

Serviço

Theatro Municipal de Portas Abertas

Apresentações Des Enfants/ Paquita Grand Pas Classique/Noite de Walpurgis

Theatro Municipal do Rio de Janeiro - Praça Floriano, s/ nº - Cinelândia

Entrada Franca

Datas

28/10 - 19h - Récita 1
29/10 - 19h - Récita 2
30/10 - 16h - Récita 3
31/10 - 16h - Récita 4

Lugares disponíveis: 550 – plateia e balcão nobre
(Serão autorizados quatro ingressos por CPF)

Retirada de ingressos: no dia das apresentações a partir das 10h

Horário de funcionamento da bilheteria – 10h às 18h

Endereço da bilheteria: Av. Treze de Maio – Boulevard

< O amor é cego? Uma reflexão sobre o que realmente importa Mudanças no trânsito do Rio durante o feriadão de Finados <