Logo Enfoco


    Sufoco

    Torneiras secas: bairro da Zona Norte do Rio sofre com falta d'água

    Segundo relatos, já são oito dias sem abastecimento regular

    Publicado 16/03/2023 às 15:50 | Autor: Manuela Carvalho
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Mesmo com contas pagas, Elizabeth Gomes precisa lidar com falta d'água dentro de casa
    Mesmo com contas pagas, Elizabeth Gomes precisa lidar com falta d'água dentro de casa |  Foto: Lucas Alvarenga

    Moradores do bairro Riachuelo, na Zona Norte do Rio, estão enfrentando sérios problemas com falta de abastecimento de água. Segundo relatos, já faz mais de uma semana que falta água nas casas e, mesmo recorrendo à concessionária Águas do Rio, responsável pela distribuição na região, nada é feito. 

    De acordo com a aposentada Elizabeth Gomes, de 75 anos, até a manhã desta quinta-feira (16), já somavam oito dias sem abastecimento. 

    "Eu estava conseguindo pegar um pouquinho na vizinha, mas uma água muito fraquinha. Tinha que esperar mais de meia hora para ver se enchia uma garrafinha. É horrível, a gente paga tudo em dia, e a cada dia eles falam uma coisa sobre o problema", contou.

    Na casa da Eliana Barbosa, de 76 anos, a situação também não está fácil. Segundo a professora, isso nunca ocorreu na região, e a concessionária está deixando a desejar. Os moradores chegaram a cogitar fazer um protesto.

    Em casa, torneiras estão secas. Moradores recorrem a abastecimento nos vizinhos
    Em casa, torneiras estão secas. Moradores recorrem a abastecimento nos vizinhos |  Foto: Lucas Alvarenga

    "A conta está exageradamente alta! Não é só aqui na Travessa. É nessas ruas todas que dão acesso à Travessa. A Cedae não prestava um grande serviço, mas era menos ruim que Águas do Rio. Estamos indignados. A vizinha precisou comprar água mineral para tomar banho. A roupa tá amontoada lá [no cesto], pior que vai dar mofo", relatou. 

    Na Rua Ana Nery, bairro Rocha, bem próximo ao Riachuelo, outra moradora tem sofrido com a constante falta de água. Segundo a servidora pública Aline Lemos, de 45 anos, a situação está insustentável.

    "Já fiquei quase dois meses sem água. Nossa vida aqui é um inferno! A última vez que ficamos 24h com água foi no Carnaval. Tirando isso, é um terror, a água acaba. Não tenho água na minha casa", disparou indignada. 

    Segundo Andréia Miranda, de 48 anos, presidente da Associação de Moradores do Rocha-Riachuelo e adjacências, pelo tempo em que o problema perdura, já era para os responsáveis terem encontrado uma solução.

    "A Águas do Rio, desde que assumiu o serviço de fornecimento e abastecimento de água nos nossos bairros, já teve tempo suficiente para detectar o problema e resolver, em definitivo, a questão da falta de água que tanto nos aflige. Estamos falando de um serviço que é essencial, e pagamos por isso. É um direito nosso", cobra.

    Nossa equipe de reportagem procurou a Águas do Rio e relatou o problema. Por volta das 12h30, moradores informaram que a água estava retornando aos poucos, mas com fluxo ainda muito fraco.

    Por meio de nota, a concessionária informou que concluiu um reparo na Elevatória Marechal Bittencourt, no Riachuelo, e o abastecimento está sendo normalizado de forma gradativa. Além disso, a concessionária enviará equipes ao local para verificar a retomada do abastecimento e possíveis problemas pontuais. 

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Mototaxista é morto enquanto trabalhava em Itaboraí

    Próximo artigo
    >

    Veja como ficou o túmulo do serial killer Lázaro após ataque

    Relacionados em Cidades