Proteção

UFF volta a exigir uso de máscaras em ambientes fechados

Instituição recomenda que ocorra proteção em ambientes abertos

UFF volta com obrigatoriedade do uso de máscara
UFF volta com obrigatoriedade do uso de máscara |  Foto: Marcelo Eugênio
 

A Universidade Federal Fluminense (UFF) voltou a exigir o uso de máscaras em ambientes fechados. A decisão segue orientação de especialistas da instituições. A medida pode ser estendida para ambientes abertos.  

A taxa de casos positivos para a Covid-19 em todo o estado passou de 15,8% para 18,4%. A medida da direção da UFF visa reduzir a possibilidade de contaminação dentro da instituição.

A instituição havia liberado o uso de máscara em suas dependências, mas decidiu voltar atrás. 

A medida não agradou o estudante de engenharia Clevio Ribeiro disse que não aprova o uso de máscara em lugares abertos, mas diz ser compreensível dentro das salas de aulas. 

Se for determinado como regra, eu voltarei a usar. Dentro das salas de aula eu acho necessário, porque tem mais contato, mais proximidade, mas no lugar aberto não acho tão necessário ,
 

Já a aluna do curso de Biologia Gisele Freitas, acredita que o uso de máscara deveria ter sido mantido obrigatório desde o começo.

"Não sei porque liberaram. Já era meio óbvio que os números iriam aumentar. A galera acha que, por estar em local aberto, está protegido. Mas tem que pensar que, mesmo em lugar arejado, as vezes existe aglomeração, tipo a fila do bandeijão, por exemplo", contou.

Para o Infectologista José Pozza Júnior, o aumento dos casos desde o fim da obrigatoriedade era evidente, contudo, os números de internação não eram preocupantes. Mas agora esses números começam a preocupar.

A gente começa a se preocupar com algumas medidas de autoproteção, como as máscaras, higiene das mãos, porque inicialmente a gente vê um aumento no número de casos para depois repercutir no de internação José Pozza, infectologista
 

Ele ainda ressaltou que, no momento, é fundamental para a volta das máscaras em locais fechados e, mais para frente, pode precisar ser feito um ajuste para os outros ambientes.

O último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Niterói consta um aumento de casos confirmados de Covid-19 ao longo das três semanas do mês passado. Nesta quarta-feira (1°) o painel de Covid da cidade aponta 17.243 casos confirmados, 134 óbitos em decorrência do vírus, com uma taxa de 0,8% de letalidade.

Uso obrigatório em Três Rios

As máscaras também voltaram a ser obrigatórias nos locais abertos e fechados em Três Rios, no Sul do Rio. A determinação aconteceu nesta terça-feira (31) devido ao aumento no número de casos de Covid-19 na cidade. O boletim divulgado na segunda-feira (30), a cidade havia registrado 23.624 casos confirmados e 318 óbitos.

< Benfica define preço por Cebolinha e dupla carioca monitora jogador Neymar sente velha lesão, vira dúvida para amistoso e preocupa Tite <