Previsão

UFRJ e consórcio anunciam a reabertura do novo ‘Canecão’

Espaço será demolido e reforçado com nova estrutura

Canecão será reaberto em 2025
Canecão será reaberto em 2025 |  Foto: Divulgação

A assinatura do contrato de concessão do Canecão ocorreu nesta quarta-feira (7) entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o consórcio Bônus-Klefer, formado pelas empresas Bônus Track Entretenimento e Klefer Produções e Promoções. O tradicional espaço de shows em Botafogo, na Zona Sul do Rio, estava fechado desde 2010, e a previsão é de que seja reaberto em 2025 como um novo espaço cultural.

O consórcio vencedor do leilão, realizado em fevereiro deste ano, ofereceu R$ 4,35 milhões e obteve o direito de utilizar o espaço do Canecão, que pertence à UFRJ, pelos próximos 30 anos.

Os responsáveis pela gestão do Canecão irão demolir o prédio antigo e construir novas estruturas, incluindo um espaço cultural multiuso, que terá a mesma finalidade do antigo Canecão, e uma área chamada Espaço Ziraldo.

Conforme estipulado no contrato de concessão, os novos administradores deverão cumprir uma série de obrigações para a UFRJ, como a construção de um restaurante universitário e dois prédios acadêmicos no campus Praia Vermelha.

O valor total dos investimentos ultrapassa R$ 137 milhões, sendo cerca de R$ 53 milhões destinados às instalações acadêmicas e R$ 84 milhões para a parte cultural.

Além disso, a UFRJ terá o direito de utilizar o espaço multiuso por 50 dias ao longo do ano e o Espaço Ziraldo por 270 dias.

Espaço

A área total que sofrerá intervenção compreende 15 mil metros quadrados, situados entre as proximidades do Shopping Rio Sul e o novo espaço multiuso, próximo ao campo de futebol. A ideia é transformar essa área em um novo espaço público de lazer.

O projeto conceitual prevê que o novo Canecão terá capacidade para, pelo menos, 3 mil pessoas no módulo de shows, com a opção de público em pé ou 1,5 mil lugares sentados.

O uso do nome Canecão não é obrigatório, uma vez que o espaço pode receber o nome de um patrocinador. A concessão terá duração de 30 anos, e o valor mínimo estipulado é de R$ 625 mil.

Desde a sua inauguração como cervejaria em 1967, e posterior transformação em casa de espetáculos em 1969, o local recebeu renomados artistas em seu palco ao longo de mais de 40 anos de funcionamento.

  • Espaço terá 3 mil lugares para 'shows', com o público em pé, ou então 1,5 mil assentos
    Espaço terá 3 mil lugares para 'shows', com o público em pé, ou então 1,5 mil assentos
  • Espaço terá 3 mil lugares para 'shows', com o público em pé, ou então 1,5 mil assentos
    Espaço terá 3 mil lugares para 'shows', com o público em pé, ou então 1,5 mil assentos
  • Espaço terá 3 mil lugares para 'shows', com o público em pé, ou então 1,5 mil assentos
    Espaço terá 3 mil lugares para 'shows', com o público em pé, ou então 1,5 mil assentos
  • Espaço terá 3 mil lugares para 'shows', com o público em pé, ou então 1,5 mil assentos
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