Solidariedade

Universidade promove evento de doação de sangue no Rio

O objetivo da ação é reforçar o estoque do Hemorio

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem apresentar autorização do responsável); e pesar mais de 50kg
Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem apresentar autorização do responsável); e pesar mais de 50kg |  Foto: Divulgação

A Universidade Castelo Branco (UCB), em Realengo, na Zona Oeste do Rio, promove na próxima segunda-feira (4), das 10h às 15h, campanha de doação de sangue, no Centro de Simulação Realística da instituição de ensino. O objetivo da ação é reforçar o estoque do Hemorio, que fornece hemoderivados para mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro, principalmente para emergências.

Doar sangue é seguro e salva vidas: a cada bolsa coletada, quatro pessoas são beneficiadas. Em 24h após a doação, o organismo do doador começa a recompor algumas substâncias que foram retiradas, de forma que a coleta de sangue seguinte pode ser feita após oito semanas para homens, e doze para mulheres, pois o sangue já estará com os componentes reconstituídos. Vale destacar, que uma única doação pode beneficiar até 4 adultos ou 8 crianças. 

Para ser um doador de sangue, é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem apresentar autorização do responsável); e pesar mais de 50kg. 

Especialistas afirmam que as pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar um ano para fazer a doação. Quem teve Covid-19 recentemente precisa aguardar 10 dias após a recuperação. Na campanha de doação da UCB, o voluntário ainda tem direito a escolher dois livros no acervo da biblioteca, que foi reservado para doações.

A Universidade Castelo Branco fica na Avenida Santa Cruz, 1.631, Realengo. 

< Menina de 4 anos morre após ser envenenada pela mãe Vasco divulga manifesto contra a interdição de São Januário <