Hospital fechado
Usuários de plano em SG só podem ser internados fora do município
Falta de opção na cidade preocupa beneficíarios
A notícia do fechamento do Hospital da Intermédica em São Gonçalo, antiga Casa de Saúde São José dos Lírios, na Região Metropolitana do Rio, pegou muitos usuários do plano de surpresa e, agora, eles enfrentam um novo desafio. Com o encerramento das atividades na antiga unidade, para os casos de internação, os beneficiários de São Gonçalo só podem se deslocar para o Hospital Santa Martha, no bairro Santa Rosa, na vizinha Niterói, ou em outras unidades da empresa localizadas na cidade do Rio.
A significativa mudança tem provocado nova indignação entre os usuários, uma vez que a nova unidade fica a cerca de 15 quilômetros de distância do antigo hospital do plano, em São Gonçalo.
Leia +: Hospital em SG fecha as portas e pega usuários de surpresa
Para internação, usuários enfrentam deslocamento de 15km em relação à antiga unidade da Intermédica
Entre eles, o motorista de aplicativo, João Moraes, de 30 anos, que precisou visitar a sua mãe, de 66, nesta quarta-feira (25), que está internada há duas semanas no Hospital Santa Martha devido a complicações na coluna. João, um beneficiário da Intermédica, se desloca frequentemente para Niterói para estar ao lado da mãe.
"Minha mãe está passando por um momento difícil de saúde, e eu quero estar perto dela. Ela chegou a ser atendida na Clínica em São Gonçalo, mas com esse fechamento repentino, tudo ficou mais complicado. Isso causa um estresse adicional em uma situação já difícil", compartilhou ele.
A psicóloga Mariana Santos, de 45, também acredita que a medida impacta negativamente a vida dos usuários do plano como ela que moram em São Gonçalo. Ela também foi ao Santa Martha nesta quarta, em busca de consulta médica e nem sabia que a unidade em São Gonçalo havia sido fechada.
"Eu vim aqui porque meu consultório é perto do hospital. Mas nem sabia que o hospital em São Gonçalo havia sido fechado. Fico preocupada com isso porque se algum filho meu precisar ser internado, vou ter que me deslocar para eles receberem atendimento", desabafou.
Não é possível que uma cidade tão grande não tenha um espaço que ofereça esse serviço médico.
O que diz a empresa
A Notedrame Intermédica Saúde S. A respondeu, em nota, que "os beneficiários da região já possuem uma cobertura de rede para serviços de internação". A empresa diz ainda que a rede possui hospitais também na cidade do Rio e não apenas em Niterói. Ainda segundo a empresa, há aproximadamente 31 mil clientes da Intermédica em São Gonçalo.
"A empresa reforça que os beneficiários da região contam com a cobertura de rede própria e integrada, inclusive para serviços de internação. Quanto aos atendimentos do Pronto Socorro São Gonçalo (antigo São José dos Lírios), a companhia informa que os mesmos foram devidamente absorvidos pela rede assistencial, de acordo com a modalidade dos planos de cada cliente. Nossas unidades possuem capacidade para suprir todos os atendimentos, em especial para serviços de internação, sem qualquer prejuízo aos beneficiários", diz ainda a nota.
Além disso, a empresa ratificou que os usuários foram avisados sobre o fechamento do hospital em São Gonçalo e a implantação de nova unidade de emergência (PS) na cidade. "O compromisso da Intermédica é sempre prestar o melhor acolhimento aos clientes, fazendo uma gestão completa e integrada da saúde", conclui a nota.
Sobre o caso referente aos deslocamentos dos pacientes em caso de haver a necessidade de internação, a operadora esclarece que o transporte será realizado pela própria empresa até a unidade mais apropriada.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!