Cidades

Vacina contra Covid-19: saiba se você já pode tomar a dose de reforço

Imagem ilustrativa da imagem Vacina contra Covid-19: saiba se você já pode tomar a dose de reforço
Que sofre de doenças crônicas pode receber a dose de reforço após 28 dias da segunda. Foto: Arquivo

Niterói está aplicando dose de reforço / terceira dose em idosos, a partir de 60 anos, com um intervalo de 3 meses da segunda dose, e em profissionais de saúde. A dose de reforço também está sendo aplicada em pessoas com doenças crônicas, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.

A prefeitura informa que a segunda dose está sendo aplicada em pessoas a partir de 12 anos. O município está em repescagem contínua para aplicação da primeira e segunda dose da vacina.

O Secretaria Municipal de Saúde retomou, na última quinta-feira (4), a aplicação da vacina Pfizer contra a Covid-19. A imunização ocorre das 8h às 17h, com entrada até as 16h, nas policlínicas da cidade.

Segundo o Exectutivo, a cidade tem 100% da população com mais de 12 anos vacinada com a primeira dose e cerca de 83,3% com o esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única). A SMS já aplicou a primeira dose em 86,3% da população total, de 515.317 habitantes, segundo dados do IBGE. São 444.498 pessoas com primeira dose e 363.196 pessoas com a segunda. A dose única foi aplicada em 12.266 pessoas. Outras 74.830 já receberam a dose de reforço.

Locais de vacinação

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.

Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca.

São Gonçalo

Vacina contra Covid-19
Vacinação segue sendo realizada em Niterói, São Gonçalo e Maricá. Foto: Marcelo Tavares

A prefeitura da cidade, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, está vacinando todos os gonçalenses a partir de 12 anos contra o coronavírus com a primeira e a segunda doses em 11 pontos de vacinação, das 8h às 17h, de segunda a sexta.

As clínicas gonçalenses do Mutondo e Dr. Zerbini, no Arsenal, vacinam das 8h às 21h de segunda a sexta. Aos sábados, apenas essas clínicas farão as aplicações das vacinas, sempre das 8h às 12h.

A segunda dose está sendo aplicada em quem tomou a primeira dose até o dia 13 de setembro. As doses de reforço estão disponíveis para os profissionais de saúde e idosos que tenham mais de seis meses de vacinados com a segunda dose. A dose adicional aos doentes crônicos também está sendo aplicada naqueles que têm mais de 28 dias de intervalo da segunda dose.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos. Está sendo realizado o intercâmbio de vacinas na segunda dose, dependendo da necessidade e doses disponíveis em cada local de vacinação. As doses de reforço e adicional são feitas com a Pfizer. 

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço dos idosos é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora. E os profissionais de saúde devem apresentar identidade, comprovante de segunda dose e documento do conselho ao qual pertence.

Os profissionais de saúde, que estão aptos para a dose de reforço, são: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico, auxiliar e técnico de saúde bucal, profissional de Educação Física, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, profissional da vigilância em saúde, trabalhador de apoio: recepcionista, segurança, trabalhador da limpeza, cozinheiro e auxiliar, motorista de ambulância, gestor e outros. Inclui-se, ainda, aqueles trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar como, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras.

Ao todo, 551.425 pessoas foram imunizadas com a segunda dose, 37.068 idosos, 686 imunossuprimidos, 312 acamados e 6.180 profissionais de saúde tomaram a dose de reforço ou adicional.

Locais de vacinação  

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto     

– Salão do Clube Mauá, Centro 

– Umpa Nova Cidade 

– Clínica Gonçalense do Mutondo 

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara 

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal 

– Polo Sanitário Rio do Ouro 

– PAM Coelho 

– Cras Vista Alegre 

– PAM Neves 

– Umpa Pacheco  

– Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa 

– Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

Ponto com drive thru

 – Campo do Clube Mauá, Centro

Maricá

A Prefeitura de Maricá iniciou, a partir desta segunda-feira (8), a vacinação itinerante contra a Covid-19 nos pontos de maior movimento da cidade. Cerca de 72,5% da população maricaense, correspondente a mais de 100 mil pessoas, já recebeu a segunda dose.

O primeiro lugar a receber a imunização itinerante é a Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro. A aplicação começa nesta segunda (8) e vai até a sexta-feira (12), de 9h às 16h, para toda a população maior de 12 anos com primeira dose, segunda dose, além da dose de reforço para os idosos, imunossuprimidos e profissionais da saúde.

Os adultos precisam apresentar um documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. Já os adolescentes devem levar documento de identidade ou certidão de nascimento. Para a segunda dose é necessário, também, o comprovante de vacinação.

A dose de reforço está sendo aplicada nos idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde que tenham recebido a segunda dose há seis meses ou mais, além dos imunossuprimidos maiores de 12 anos que tenham as duas doses completas há mais de 28 dias.

Os idosos devem apresentar um documento de identificação com foto e o comprovante de vacinação. Já os imunossuprimidos, além de apresentar os mesmos documentos que os idosos, devem levar um laudo médico atualizado comprovando a condição de saúde.

Além do documento de identificação com foto, os profissionais e trabalhadores da saúde devem apresentar algum documento que comprove o vínculo empregatício, como carteira de trabalho ou do conselho, contracheque, ou uma declaração com assinatura do empregador.

Polos seguem funcionando e Unidades Volantes serão desmobilizadas

Os polos de vacinação da Unidade de Saúde da Família (USF) Central; USF Jardim Atlântico; USF Chácaras de Inoã; USF Marinelândia; USF Inoã 2; USF São José 2 seguem funcionando normalmente de segunda a sexta-feira.

As Unidades Volantes de Vacinação (UVV) do Centro Administrativo de Itaipuaçu e do Aeroporto de Maricá serão desmobilizadas nesta quarta-feira (10). As equipes atuarão na vacinação itinerante e no reforço dos outros polos.

Locais de vacinação

Polo Itinerante- segunda (08/11) a sexta-feira (12/11), 9h às 16h

Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), Centro.

Polos Distritais- segunda a sexta-feira, 9h às 16h

Unidade de Saúde da Família (USF) Central- Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.

USF Jardim Atlântico- USF Jardim Atlântico- Rua 36, lote 01, quadra 206. Loteamento Jardim Atlântico, Itaipuaçu.

USF Chácaras de Inoã- Rodovia Amaral Peixoto, km 16. (ao lado do Pólo Mania), Inoã.

USF Marinelândia- Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho.

Unidade Volante de Vacinação (UVV) do Aeroporto de Maricá:  R. Jovino Duarte de Oliveira, 362 – Eldorado. (até quarta-feira 05/11)

UVV do Centro Administrativo de Itaipuaçu- Rua Van Lerberque (antiga Rua 34), entre as ruas 8 e 9, no Jardim Atlântico. (até quarta-feira 05/11)

Polos Distritais- segunda a sexta-feira, 9h às 14h

USF Inoã 2- Rodovia Amaral Peixoto, km. 14 (Ao lado do DPO), Inoã.

USF São José 2- Estrada da Cachoeira, s/nº, São José do Imbassaí

< Construção de resort em Maricá na mira do MPRJ ENEM será mantido apesar de demissões no Inep, diz MEC <