Cidades

Vacinação contra Covid-19 só volta na quarta-feira em SG

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra Covid-19 só volta na quarta-feira em SG
Município já imunizou quase 500 mil moradores com as duas doses. Foto: Arquivo

A vacinação contra o coronavírus volta, na próxima quarta-feira (13), em São Gonçalo. Não haverá vacinação segunda-feira (11) e terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida. Na quarta-feira (13), a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo aplica as vacinas contra a doença em 14 pontos de vacinação, um com drive thru. Todos os gonçalenses com mais de 12 anos podem se vacinar, assim como os moradores que estão na data da segunda dose.

As doses de reforço dos idosos e profissionais de saúde também estão sendo aplicadas naqueles que têm mais de seis meses da segunda dose. Os imunossuprimidos com mais de 28 dias de intervalo também estão recebendo a dose adicional. Em dias de chuva, o drive-thru do Clube Mauá não funciona.

Para a aplicação da primeira dose, as pessoas com mais de 18 anos precisam levar carteira de vacinação e cartão do SUS ou CPF. Os menores de 18 anos devem apresentar caderneta de vacinação, cartão do SUS ou CPF, identidade e ir acompanhado de uma pessoa responsável com mais de 18 anos.

Para a segunda dose, é obrigatório apresentar documento de identidade e o comprovante de vacinação da primeira dose. Para a dose de reforço dos idosos é necessário levar identidade e comprovante de segunda dose. Para a dose adicional dos imunossuprimidos, o comprovante da segunda dose aplicada, identidade e o comprovante/laudo da doença imunossupressora. E os profissionais de saúde devem apresentar identidade, comprovante de segunda dose e documento do conselho ao qual pertence.

Os profissionais de saúde que estão aptos para a dose de reforço são: enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem, médico, fisioterapeuta, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, psicólogo, biólogo, farmacêutico, assistente social, biomédico, auxiliar e técnico de saúde bucal, profissional de Educação Física, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, profissional da vigilância em saúde, trabalhador de apoio: recepcionista, segurança, trabalhador da limpeza, cozinheiro e auxiliar, motorista de ambulância, gestor e outros. Inclui-se, ainda, aqueles trabalhadores que atuam em cuidados domiciliares que atuam em programas ou serviços de atendimento domiciliar como, por exemplo, cuidadores de idosos, doulas e parteiras.

Balanço

Desde o início da campanha, a cidade vacinou 724.262 pessoas com a primeira dose ou dose única. Destas, 22.249 receberam a vacina da Janssen. Ao todo, 32.555 trabalhadores da saúde, 137.805 idosos com mais de 60 anos, 1.764 funcionários e pessoas em Instituições de Longa Permanência (Ilpis), 105 pessoas de residências terapêuticas, dois indígenas, 84.918 pessoas com comorbidades, 1.356 pessoas com deficiência permanente, 8.277 trabalhadores da educação, 383 trabalhadores das forças de segurança e salvamento, 2.944 acamados, 380.245 pessoas da população em geral com mais de 18 anos, 3.862 pessoas privadas de liberdade, 270 pessoas em situação de rua, 311 portuários, 59.976 adolescentes entre 12 e 17 anos e 9.489 gestantes, puérperas e lactantes foram vacinados. Ao todo, 493.811 pessoas foram imunizadas com a segunda dose, 7.607 idosos, 207 imunossuprimidos, 38 acamados e 1.058 profissionais de saúde que trabalham em hospitais tomaram a dose de reforço ou adicional.

Locais de vacinação

– Polo Sanitário Dr. Washington Luiz, Zé Garoto

– Salão do Clube Mauá, Centro

– Umpa Nova Cidade

– Clínica Gonçalense do Mutondo

– Polo Sanitário Dr. Hélio Cruz, Alcântara

– Clínica da Família Dr. Zerbini, Arsenal

– Polo Sanitário Rio do Ouro

– PAM Coelho

– Cras Vista Alegre

– PAM Neves

– Umpa Pacheco

– Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus de Alcântara

– Polo Sanitário Paulo Marques Rangel, Portão do Rosa

– Polo Sanitário Jorge Teixeira de Lima, Jardim Catarina

Ponto com drive thru

– Campo do Clube Mauá, Centro

Vacinação itinerante

Quarta-feira (13) e quinta-feira (14), das 9h às 16h

Capela São Francisco de Assis de Vila Lage

Avenida Gouveia, lotes 14 e 15, Comunidade da Coruja

< Outubro Rosa: Centro de Oncologia realiza coleta de sangue em São Gonçalo Câmera flagra ação de assaltantes na RJ-106 em São Gonçalo <