Cidades

Outubro Rosa: Centro de Oncologia realiza coleta de sangue em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Outubro Rosa: Centro de Oncologia realiza coleta de sangue em São Gonçalo
|  Foto: Foto: Ascom SG
Bolsas ajudam pacientes que estão em tratamento de câncer. Foto: Ascom SG

Neste sábado (9) a solidariedade invadiu o Centro de Oncologia de São Gonçalo (Oncosg), no bairro Zé Garoto. Dando continuidade aos eventos do Outubro Rosa, quando são feitas ações para estimular a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero, a Coordenadoria de Políticas Públicas de Combate ao Câncer, da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, realizou uma campanha de coleta de sangue na Oncosg.

“Quando falamos em Outubro Rosa, pensamos imediatamente em prevenção ao câncer, falamos sobre conscientização, mas também precisamos ajudar aqueles que já estão em fase de tratamento da doença . O sangue é necessário para o restabelecimento do paciente oncológico e pode determinar a melhora de seu quadro clínico, influenciando até a sensação de dor. Por estar com a saúde debilitada, o paciente oncológico perde a capacidade de repor o próprio sangue e passa a depender da doação de terceiros. Por isso, é tão importante doar sangue regularmente”, disse Patrícia Silva, Coordenadora de Políticas Públicas de Combate ao Câncer.

Atendendo a uma solicitação dos doadores que participaram da última campanha, realizada no mês de agosto, a coleta deste dia 9 de outubro foi realizada no sábado, possibilitando que as pessoas que trabalham durante a semana tenham a oportunidade de doar.

Muitos dos doadores souberam da campanha através da divulgação da ação deste sábado nas redes sociais da Prefeitura de São Gonçalo, como a contadora Dayane Devillart, de 31 anos, que foi uma das doadoras que passaram pelo Centro de Oncologia neste sábado.

“É importante esse tipo de ação para ajudarmos ao próximo. Precisamos estimular esse tipo de gesto para que outras pessoas também venham doar”, destacou .

O consultor técnico Fábio Cardoso, de 41 anos , também soube da doação através das redes sociais da Prefeitura, foi realizar sua doação de sangue e espera que mais campanhas sejam realizadas na cidade.

“É importante salvar vidas e ajudar ao próximo. Que outras campanhas como essa possam continuar sendo realizadas na cidade”, disse.

Novas doações de sangue que integram as ações do Outubro Rosa serão realizadas no fim deste mês, no Shopping Partage, nos dias 28, 29 e 30 de outubro.

< Defesa Civil prepara moradores em casos de desastres em SG Vacinação contra Covid-19 só volta na quarta-feira em SG <