Cidades
Vacinação deve começar já nesta segunda em Niterói
A Prefeitura de Niterói informou que iniciará a campanha de vacinação contra Covid-19 assim que as doses chegarem ao município. De acordo com o Governo do Estado, a previsão é que elas cheguem ao centro de distribuição, que fica na cidade, já nesta segunda-feira (18).
Segundo a prefeitura, a primeira etapa será vacinar profissionais da saúde que atuam na linha de frente no Hospital Oceânico, unidade exclusiva para tratamento da Covid-19 no município.
O planejamento de imunização prevê que as 54 unidades públicas de saúde e os sete hospitais municipais tenham pontos de vacinação. Após estes profissionais de saúde, serão imunizados os outros profissionais da área e idosos que vivem nas aproximadamente 40 instituições de longa permanência, como casas de repouso.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca que a cidade está pronta para começar a vacinação, com a aprovação de uso emergencial de duas vacinas pela Anvisa.
"Hoje é um dia histórico. É a vitória da ciência ter, em tempo recorde, vacinas testadas e aprovadas pela Anvisa. Em Niterói, desde o início, baseamos todas as nossas ações na ciência e nas experiências internacionais. Portanto, estamos com toda a logística pronta para iniciar a vacinação. Só aguardamos, ansiosos, a chegada das doses", destacou o prefeito.
Os idosos acima de 60 anos serão imunizados na própria instituição onde vivem, em horários agendados, pela equipe de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação para profissionais de saúde será feita nas unidades onde eles trabalham, sejam públicas ou particulares. Já os profissionais autônomos deverão procurar uma das 54 salas de vacinação da rede básica mais próxima de sua residência, com o documento de registro profissional.
Com a proibição da compra de vacinas, Niterói entrou no Plano Nacional de Imunização do Governo Federal e aguarda a entrega das doses, ainda sem o quantitativo definido. A Prefeitura é responsável pela logística, distribuição nas salas de vacinação, refrigeração, armazenamento e segurança dos insumos.
De acordo com a Prefeitura, a data de vacinação de idosos que não vivem em instituições de longa permanência vai depender da remessa de novas doses da vacina e do calendário do Programa Nacional de Imunização do Governo Federal.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!