Homenagens

Velório de João Donato é realizado ao som de música

Artistas e políticos enviaram coroas de flores

O velório acontece no Theatro Municipal, no Centro do Rio
O velório acontece no Theatro Municipal, no Centro do Rio |  Foto: Lucas Alvarenga

O velório do compositor e multi-instrumentista João Donato reúne familiares e amigos do músico que morreu aos 88 anos após ser internado com uma forte pneumonia. O falecimento dele ocorreu na madrugada desta segunda-feira (17). O que não faltou durante a despedida do artista foram homenagens. A Orquestra Sinfônica, por exemplo, se apresentou com músicas do próprio João e de Mozart. O velório, que foi aberto ao público, teve início às 11h e irá até as 15h no Theatro Municipal do Rio.

A viúva Ivone Belém, para quem Donato fez uma música, estava muito emocionada e foi amparada por amigos. No velório de João, havia coroas de flores de Zeca Pagodinho, Eduardo Paes, Caetano Veloso e do governador do Acre Gladson Cameli.  O corpo será cremado no Cemitério Vertical Memorial do Carmo. 

O filho do compositor, Donatinho, falou com a imprensa. Segundo ele, o pai estava bem antes de morrer, com energia e disposição. 

Ele estava feliz e alegre, essa alegria que vai ficar para sempre Donatinho, filho de João Donato

“Quantas músicas lindas, quantas gravações lindas ele deixou. Eu tinha muita vontade de fazer música com ele, temos um disco juntos chamado Sintetizamor e agora vai sair outro. Queria terminar enquanto ele estava vivo, vai ser o Sintetiza 2, mas não deu tempo. Esse novo álbum deve sair até o final do ano que vem. Ele estava bem, mas estava com uma idade avançada, e essas coisas acontecem né?”, contou. 

O filho dele afirmou também que adorava tocar com o pai. “Ele nunca teve fronteiras. Se dava bem com todos e adorava se aventurar em qualquer estilo, com pessoas de qualquer idade. Quando eu tocava com ele, não parecia que tinha diferença de idade entre a gente, parecia que ele era um garoto como eu”, concluiu Donatinho que ainda chamou o pai de ícone e afirmou que pretende continuar o legado do pai. 

O músico Alex Moreira, que atuou com João, contou que ele se sentia como um rapaz de 18 anos. 

“O legado dele vive com toda sabedoria e alegria que está expressado nas músicas dele, nas coisas simples da vida. Ele sempre foi um cara feliz, brincalhão e espero que isso se eternize. Ele era mais do que músico, ele escreveu um estilo, colocou o estilo João Donato na música popular brasileira. Ele estava comemorando os 80 anos e disse “rapaz, me sinto com 18 anos, mas o meu corpo que fica me traindo” e acho que o corpo dele que traiu ele”, afirmou. 

Uma amiga da família Leticia Zanzicur falou sobre a época em que trabalhou com ele. 

“Foi incrível! Eu trabalhei com a produção de shows com o Donato por alguns anos, ele  era amigo da nossa família também é toda vez eu agradecia por estar ali com aquela grandiosidade. Ele era especial com a fala, tinha cuidado com as pessoas, era genial. Ele cuidava de mim nas viagens, eu era mais nova, tinha 17 anos e ele tinha um cuidado, atenção, era generoso, simples, especial”, afirmou a advogada. 

  • Filho falou sobre legado de João Donato
    Filho falou sobre legado de João Donato
  • Familiares e amigos estavam muito emocionados
    Familiares e amigos estavam muito emocionados
  • Artistas e políticos enviaram coroas de flores
    Artistas e políticos enviaram coroas de flores
  

Sobre o artista 

João Donato enfrentava uma série de problemas de saúde e, recentemente, havia sido diagnosticado com uma infecção pulmonar. Reconhecido como pianista, acordeonista, arranjador, cantor e compositor, o músico nasceu em 1934 em Rio Branco, no Acre.

Desde a infância, João Donato demonstrava paixão pela música, brincando com flautinhas de bambu e panelas. Com o tempo, recebeu como presente um acordeom de oito baixos e, posteriormente, um instrumento de maior porte.

Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro junto com sua família, onde começou a tocar em festas escolares. Foi nesse período que conheceu o grupo Namorados da Lua e estabeleceu amizade com Lúcio Alves, Nanai e Chicão.

Quatro anos depois, já participava de jam sessions realizadas na casa de Dick Farney e no Sinatra-Farney Fan Club, do qual era membro.

Em 1951, teve a oportunidade de se apresentar no programa de música nordestina "Manhãs da roça", comandado por Zé do Norte, na Rádio Guanabara. Foi nessa época que começou a estudar piano.

A carreira profissional de João Donato teve início em 1949, quando se tornou integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional. Nesse mesmo ano, gravou um disco de 78 RPM com as músicas "Brejeiro" (Ernesto Nazareth) e "Feliz aniversário" (Altamiro Carrilho e Ari Duarte).

< Luva de Pedreiro conhece o ídolo Cristiano Ronaldo; vídeo Governo anuncia 3 mil vagas em concursos públicos; veja lista <