Ciclone
Ventania assusta e causa estragos em diversos pontos do Rio
A previsão é de ventos de até 100km/h ao longo do dia
Árvores caídas e até estrutura metálica derrubada. Esses são alguns estragos já causados pelo ciclone extratropical que chegou ao Estado do Rio na madrugada desta quinta-feira (11).
Ventos chegaram a 93,6km/h, no Forte de Copacabana, na Zona Sul do Rio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de ventos de até 100km/h ao longo do dia. Também há ressaca no litoral. Em rede social, o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, alertou a população:
Todo cuidado nessa manhã com ventos muito fortes!!!! ⚠️⚠️⚠️
— Eduardo Paes (@eduardopaes) August 11, 2022
Rio
Outra região muito atingida é a da estação Marambaia, na zona oeste, onde a velocidade dos ventos chegou a 84,2 km/h, segundo o Inmet, entre 4h e 5h. Há registros de quedas de árvores em vários pontos da cidade.
A ventania trouxe também apreensão a quem precisou sair de casa, por causa dos riscos de ser atingido por galhos e pedaços de objetos e até de telhas de coberturas de casas.
A Light disse que identificou interrupções no fornecimento de energia em trechos de ruas de Botafogo e Leblon, na noite de quarta (10).
Leia+: Aulas suspensas em Cabo Frio por conta do ciclone extratropical
Ressaca
A Marinha emitiu alerta de ressaca para toda a orla do Rio. As ondas podem chegar a 4 metros de altura. O alerta foi dado na manhã de quarta-feira (10) e vai até as 21h de sexta-feira (12).
Segundo o Alerta Rio, o deslocamento de um sistema de baixa pressão associado à frente fria no oceano manterá o tempo instável na cidade do Rio de Janeiro nesta quinta-feira.
O dia terá predomínio de céu nublado com chuvisco/chuva fraca isolada a qualquer momento do período na capital. Os ventos estarão moderados a fortes até a tarde e as temperaturas ficarão em declínio em relação ao dia anterior, com mínima de 16°C e máxima de 25°C.
Niterói
A forte ventania derrubou a estrutura metálica de uma padaria na Rua Osvaldo Cruz, em Icaraí, na Zona Sul de Niterói. Foi no período da madrugada desta quinta. Funcionários do local isolaram a área nesta manhã, assim que chegaram para trabalhar. Espaço passará por manutenção nos próximos dias. Apesar do incidente, a loja funciona normalmente.
A intensidade máxima do vento foi registrada no Barreto, de 41km/h, às 6h da manhã desta quinta-feira (11), informou a Defesa Civil de Niterói. Com a aproximação e passagem de um sistema de baixa pressão sobre o oceano, permanece a previsão de rajadas de vento forte/muito forte para as próximas horas.
Em caso de emergência, a população pode acionar as equipes pelos telefones 199 ou 2620-0199. A Defesa Civil de Niterói disse que, desde às 21h20 desta quarta-feira (10), a cidade permanece em estágio de atenção por conta dos fortes ventos. Não houve registro de ocorrências até o momento, garantiu a pasta.
Ainda nesta quinta, o tempo ainda permanece instável na cidade de Niterói, com o deslocamento de um sistema de baixa pressão associado à frente fria. A previsão é de chuva fraca isolada a qualquer hora do dia ventos moderados a fortes, podendo ser muito fortes durante a madrugada.
Maricá
Maricá está em estágio de vigilância devido à previsão de rajadas de vento forte a muito forte previstos até sexta-feira (12). O código Metar do aeroporto registrou ventos de 46km/h (intensidade moderada) às 6h desta quinta-feira (11).
A Defesa Civil Municipal registrou cinco ocorrências na cidade até o início desta manhã, sendo quatro quedas de árvores nos bairros São José do Imbassaí, Flamengo e Jardim Atlântico. Também houve uum caso de destelhamento de casa em Bambuí. A família receberá apoio da Secretaria de Assistência Social.
A Defesa Civil também identificou queda de barranco na praia do Recanto e isolou a área. A previsão da Marinha do Brasil é de ressaca com ondas de 2,5 a 4 metros de altura até as 21h de sexta-feira (12). Houve registro de chuva fraca (menos de 5mm) em diversos bairros da cidade.
A previsão do tempo para esta quinta-feira é de céu parcialmente nublado a nublado, com possibilidade de chuva fraca a moderada. Os ventos seguem com previsão de intensidade forte a muito forte. A temperatura mínima prevista é de 16ºC e a máxima é de 26ºC.
As equipes da Defesa Civil de Maricá estão nas ruas atendendo a chamados de ocorrências e permanecem de prontidão 24h no centro operacional, podendo ser acionadas pelos telefones 199, 2637-1999 ou pelo WhatsApp (21) 97000-5782.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!