Logo Enfoco


    Cidades

    Verão chega com chuva em Niterói, São Gonçalo e Maricá

    Publicado 20/12/2020 às 10:43 | Autor: Plantão Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Penúltima semana do ano com altas temperaturas e chuva. Foto: Arquivo Plantão Enfoco

    Depois de uma semana de muito sol e calor, a primeira semana de verão em Niterói, São Gonçalo e Maricá será de chuva e variações na temperatura. O verão começa nesta segunda-feira (21), às 7h02 (Horário de Brasília), e termina no dia 20 de março de 2021, às 06h02.

    De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta primeira semana de verão nas cidades terá variação na temperatura que pode marcar mínima de 19ºC e máxima de 37ºC, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Na quinta-feira (24), véspera de Natal, a previsão é de céu nublado e temperatura entre 21ºC e 25ºC, sem previsão de chuva.

    Climatologicamente, o período é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa do Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, ou seja: chuva forte, queda de granizo, vento com intensidade variando de moderada à forte e descargas elétricas.

    Nessa estação, as chuvas são frequentes em praticamente todo o país, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul, nordeste de Roraima e leste do Nordeste, onde geralmente os totais de chuvas são inferiores a 400 mm.

    Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas neste período são ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas.

    Em média, os maiores volumes de precipitação podem ser observados sobre as regiões Norte e Centro-Oeste, com totais na faixa entre 700 e 1100 mm.

    Devido às suas características climáticas, com grandes volumes de precipitação, o verão no Brasil tem singular importância para atividades econômicas como a agropecuária, a geração de energia, por meio das hidrelétricas, e para a reposição hídrica e manutenção dos reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios.

    • Com informações da Agência Brasil e Instituto Nacional de Meteorologia

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Em segundo turno, Macapá elege prefeito neste domingo

    Próximo artigo
    >

    José Aldo brilha e vence primeira em nova categoria

    Relacionados em Cidades