Segurança

Acusado de integrar milícia é preso durante operação na Zona Oeste

Rocinha e Serrinha também estão com ações policiais nesta manhã

Um carro foi recuperado, além de uma capa de colete balístico, gandola tática, base para rádio portátil e um caderno com anotações dos criminosos
Um carro foi recuperado, além de uma capa de colete balístico, gandola tática, base para rádio portátil e um caderno com anotações dos criminosos |  Foto: PMERJ
  

Um homem, acusado pela polícia de integrar a milícia da Zona Oeste do Rio, foi preso por policiais militares na manhã desta quarta (9) na comunidade do Rola, em Santa Cruz. 

Pelo menos três operações em diferentes pontos da cidade estão acontecendo nesta quarta. Além de Santa Cruz, na Zona Oeste, Rocinha, na Zona Sul, e Serrinha, em Madureira, na Zona Norte, também estão com ações policiais. 

Moradores relataram tiros nas primeiras horas da manhã
Moradores relataram tiros nas primeiras horas da manhã |  Foto: Marcelo Tavares
 

Agentes do 27ºBPM (Santa Cruz) atuam nas comunidades Aço, Três Pontes, Antares e Rola. Ao todo, três carros furtados/roubados foram recuperados, além de três rádios comunicadores, cinco amplificadores de sinal, uma capa de colete balístico, gandola tática, base para rádio portátil e um caderno com anotações dos criminosos.

A PM confirmou que agentes do 9ºBPM (Rocha Miranda) e de outros batalhões subordinados ao 2º Comando de Policiamento de Área (Zona Norte e Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro) estão atuando na comunidade da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte da cidade, para coibir movimentações criminosas na região, incluindo relacionadas aos roubos de veículos e roubos de carga.

A corporação também informou que policiais militares da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha, do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) estão atuando na Rocinha, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. As equipes da Polícia Militar trabalham em apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública do Rio de Janeiro (Seop).

Na ação da Rocinha, os agentes receberam uma denúncia de esconderijo de armas e drogas na localidade conhecida como Vila Verde. Lá, foram apreendidas nove granadas, um fuzil, uma prensa pneumática e materiais para endolação de drogas. Na parte alta da localidade Vila Verde, os policiais militares da CPP e da UPP Rocinha ainda encontraram um espaço utilizado como estufa para plantio de maconha. Equipes do BPChq encontraram outras duas estufas nas localidades Beco da Paz e Divineia. Todo o material foi levado para a 11ª DP (Rocinha).

  

Escolas

 

A Secretaria Municipal de Educação informou que, em Santa Cruz, as unidades escolares estão funcionando normalmente. 

A pasta informou que três unidades escolares da região da Serrinha e oito escolas da Rocinha prestam atendimento remoto, para garantir a segurança de alunos e funcionários, em decorrência de operações policiais em curso, nas respectivas áreas.

A pasta ainda falou sobre o Programa Acesso Mais Seguro, implementado em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em unidades localizadas em áreas de conflito. O programa tem como objetivo mitigar riscos por meio de protocolos que são aplicados por professores, alunos e toda a comunidade escolar em situações de risco. Sempre que há uma situação de risco o protocolo é acionado.

< Internautas brincam com convocação de Daniel Alves; veja memes Flamengo e Juventude se enfrentam sob perspectivas opostas <