Polícia

Após mortes de lideranças, PM lista principais alvos em São Gonçalo

Após as mortes dos criminosos Alessandro Luiz Vieira Moura, o 'Vinte Anos', e Rayane Nazareth Cardoso da Silveira, a 'Hello Kitty', na última sexta-feira (16), no Complexo do Salgueiro, a Polícia Militar definiu os quatro principais alvos no combate à criminalidade no município de São Gonçalo. São eles: Antônio Ilário Ferreira, o 'Rabicó', Ricardo Severo, o 'Faustão', Leilson Ferreira Fernandes, o 'Pivete' e o vulgo 'Biel do Feijão'. De acordo com a polícia, eles são responsáveis pelos principais crimes como roubos de veículos e cargas na cidade.

Segundo o comandante do Batalhão de São Gonçalo, Tenente-coronel Gilmar Tramontini, essas figuras serão alvo de intensa procura nas próximas semanas com o objetivo de exterminar de vez com a lista que ele próprio fez após assumir o comando da unidade, em julho de 2019. Naquela época, 10 criminosos foram apontados como os regentes da criminalidade no município de São Gonçalo. Destes, seis já tiveram um fim longe do município, sejam presos, mortos ou expulsos por uma facção rival.

“Esse quarteto de criminosos vem levando terror para a população de bem em São Gonçalo e isso não pode passar impune. O batalhão vem fazendo um trabalho intenso de combate ao crime organizado e isso é público e notório com a neutralização de principais lideranças do tráfico em dois anos. Com exceção do Biel, todos se escondem dentro do Salgueiro e estamos há dias monitorando as ações deles através de dados de inteligência. Em uma dessas incursões, ‘pegamos’ a Hello Kitty e o 'Vinte Anos' em uma ação conjunta com a Delegacia do Mutuá".

Tenente-coronel Gilmar Tramontini, comandante do 7º BPM

Além de 'Hello Kitty' e 'Vinte Anos', constam na lista dos criminosos neutralizados pelos policiais militares do Batalhão de São Gonçalo, desde julho de 2019, os traficantes Thomas Jayson Gomes Vieira, o '3N', Luiz Ricardo Monteiro Cunha, o 'Ricardinho', e Alexandre Souza de Lima, o 'Xandinho'. Quem escapou da morte recentemente foi um outro integrante da lista dos procurados, conhecido como 'Magrinho da Viúva', que teve a perna amputada após uma troca de tiros com a Polícia Militar, em junho deste ano, na comunidade da Viúva, no Apolo, em São Gonçalo.

Segundo a investigação conjunta realizada entre as polícias Militar e Civil, o traficante 'Rabicó' é quem controla as atividades criminosas do Complexo do Salgueiro e oferece abrigo a traficantes da mesma facção, que se escondem pelos becos e vielas do “quartel-general” do Comando Vermelho em São Gonçalo. Um “aliado”, que vem desagradando o “chefe” por desobedecer as suas ordens e estaria promovendo um racha na criminalidade do Salgueiro é 'Faustão', apontado pela polícia como um dos responsáveis por roubos de cargas e veículos na BR-101 e atuante na localidade conhecida como Itaoca.

Um dos hóspedes mais atuantes do “hostel do crime” é 'Pivete', que, segundo a polícia, vem renovando mensalmente a sua estadia no Complexo do Salgueiro e de lá controla o tráfico de drogas dos bairros Pita e Barro Vermelho. O principal foco do criminoso é a comunidade da Rua da Feira, onde é realizado o conhecido Baile da China, apontado pela polícia como a maior fonte de lucro do traficante nos últimos meses. No entanto, o evento não vem sendo realizado após uma incursão policial, que deixou mortos e feridos em maio deste ano.

O último integrante do “quarteto” caçado pela PM em São Gonçalo é 'Biel do Feijão', que controla as atividades criminosas das localidades conhecidas como Feijão, no Paraíso, e Mineirinho, em Santa Catarina. Recentemente, o traficante ficou conhecido na mídia após cobrar uma taxa de R$ 20 mil para que uma conhecida fábrica de refrigerantes funcionasse no bairro Santa Catarina.

“É importante ressaltar o apoio da população de bem, que vem denunciando toda e qualquer atividade criminosa existente em São Gonçalo. Contamos com o apoio deles para chegarmos até a localização desses alvos, que não agregam em nada para a sociedade”, concluiu o comandante.

Quem tiver qualquer informação que possa levar a polícia até a localização dos criminosos, pode denunciar através do telefone 2253-1177 (Disque Denúncia). O anonimato é garantido.

< Rua do Medo: trilogia surpreende e promete novas produções Tentativa de arrastão, tiroteio e um baleado na BR-101, em SG <