Feminicídio

Assassino do Plaza Shopping é condenado a 28 anos de prisão

O veredito saiu na madrugada desta sexta (22)

Matheus dos Santos, assassino de Vitórya Melissa, foi condenado
Matheus dos Santos, assassino de Vitórya Melissa, foi condenado |  Foto: Péricles Cutrim
 

Foi condenado a 28 anos anos de prisão, Matheus dos Santos da Silva, de 23 anos, o jovem que matou a facadas Vitórya Melissa Mota, de 22 anos, na praça de alimentação do Plaza Shopping, no centro de Niterói, em junho de 2021.

A condenação, por homicídio quadruplamente qualificado - por motivo torpe, emprego de meio cruel, dificuldade de defesa da vítima e feminicídio, veio pelo júri popular na madrugada desta sexta-feira (22). A sentença foi lida pela juíza Nearis dos Santos Arce, no Tribunal do Júri de Niterói.

Vitorya e Matheus eram colegas de classe em um curso técnico de enfermagem, porém, o acusado nutria sentimentos românticos não correspondidos pela vítima.

À época, Vitórya trabalhava em uma cafeteria no shopping e almoçava quando foi abordada por Matheus. Câmeras de segurança gravaram o momento do ataque à menina.

Eles conversaram por um tempo e quando Melissa se levantou, Matheus a esfaqueou por diversas vezes. Vitórya chegou a ser levada para o hospital, mas não resistiu. 

A Polícia Civil também confirmou que a faca utilizada por Matheus no assassinato foi comprada em uma loja no próprio Plaza momentos antes do crime.

Matheus chegou a ter um julgamento cancelado no ano passado, quando a juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, pediu para a perícia médica avaliar as capacidades mentais do acusado. A magistrada, no entanto, manteve a prisão preventiva do réu. Ele está preso desde quando ocorreu o crime. 

O jovem também passou por exames para verificar sua sanidade mental. O laudo anterior constatou que o acusado sofria de transtornos mentais e que era "inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito” do crime que cometeu. A mãe de Vitórya, Márcia Maria Mota, no entanto, questionou o parecer e alega que Matheus tem capacidade de entendimento dos seus atos. 

Matheus foi preso no dia 2 de junho de 2021, horas depois de matar a amiga. Ele dizia ser apaixonado por Vitórya, mas nunca tiveram um relacionamento amoroso, conforme relatos de testemunhas. 

< Motorista que atropelou Kayky Brito negou R$ 500 mil em publicidade Campeã olímpica no vôlei, ex-jogadora Walewska morre aos 43 anos <