Crime

Bandidos continuam com central de atendimento em banco de Niterói

Os bandidos atuam no fim de semana

Bilhete aparece com diversos erros de português, inclusive no nome do banco
Bilhete aparece com diversos erros de português, inclusive no nome do banco |  Foto: Lucas Alvarenga
 

O número de telefone da falsa Central de Atendimento utilizada por criminosos para roubar clientes no Santander da Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, bairro de Niterói, segue funcionando neste sábado (8). Ao ligar para o falso número colado em caixas eletrônicos da agência bancária, uma falsa atendente se identifica do outro lado da linha e indaga no que pode ajudar. 

LEIA+: Ladrões montam falsa central de atendimento em banco de Niterói

A quadrilha costuma agir aos fins de semana, quando o comércio no bairro está fechado, e as ruas, mais vazias.

O Santander ficou sabendo do golpe do chupa-cabra, dispositivo instalado em caixa-eletrônico que copia dados de cartões magnéticos, feito pelos criminosos na agência bancária no último fim de semana, quando o ENFOCO teve acesso exclusivo a um boletim de ocorrência de uma das vítimas. O caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí). 

Segundo a vítima, que não será identificada por motivos de segurança, ao ter o cartão preso na máquina, dois integrantes da quadrilha entraram e, bastante solícitos, se ofereceram para 'ajudá-la', sendo direcionada a ligar para um número falso colado na máquina, caindo na linha telefônica dos golpistas.

Ao ligar para a falsa Central de Atendimento, a vítima se deparou com um falso atendente do outro lado da linha solicitando seus dados bancários e dando a entender que seria para conseguir solucionar o problema.

Assim que informou os seus dados, os saques começaram. As notificações, então, foram chegando no celular da cliente. No total, o bando retirou mais de R$ 5 mil.  

No último fim de semana, os bilhetes colados pelos bandidos, que contém erros de português, estavam colados em dois caixas eletrônicos da agência bancária citada. 

Observando, é possível verificar erros de português no adesivo, como no site do banco e a palavra 'localicades'. Nele, dois telefones que divergem do que aparece no visor da máquina ganham destaque. 

Indagada sobre as investigações do caso, a Polícia Civil se reduziu a dizer que "o caso foi registrado na 77ª DP (Icaraí), e as investigações estão em andamento."

A Polícia Militar foi indagada sobre acionamento na área e informou que "neste caso, a demanda deverá ser redirecionada para a Polícia Civil". 

O Santander informou que "os adesivos fraudulentos foram retirados pela equipe da agência assim que foram identificados". O banco também deu dicas de segurança aos clientes ao usar os caixas eletrônicos.

Dicas de segurança 

* Ficar atento à presença de pessoas suspeitas. Ao digitar a senha, evite que outros possam ver o movimento dos dedos no teclado;

* Em caso de dificuldades, não utilizar celulares de terceiros para entrar em contato com o banco. Os dados do cliente ficam registrados na memória do aparelho;

* Fiação aparente, respingos de cola, fita adesiva e dispositivos obstruindo a saída do dinheiro costuma indicar adulteração do caixa eletrônico. Se ele apresentar esses sinais, não utilizar e entrar em contato com a Central de Atendimento Santander;

* Antes de iniciar a transação, verificar na tela se o equipamento está ativo. Caso contrário, não inserir o cartão.

*Em caso de dúvida, procurar um funcionário identificado ou ligar para nossa Central de Atendimento: os números de telefones oficiais estão no site do Santander ou no verso do cartão.

< Motociclista fica ferido após colisão com carro em Icaraí Zé Felipe quase tem rosto queimado por chama em show; vídeo <