Ação
Bandidos tocam o terror após ação da PM com presos e fuzis apreendidos
Operação visa retirar barricadas na Ilha do Governador

Uma operação da Polícia Militar realizada na manhã desta segunda-feira (18) na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, resultou na prisão de quatro suspeitos e na apreensão de quatro fuzis. A ação teve como foco o combate à atuação de criminosos no Morro do Dendê, mas provocou forte reação do tráfico e um cenário de caos em todo o bairro.
Em retaliação à operação, criminosos tomaram vários ônibus, montaram barricadas com ao menos 12 coletivos, segundo o Rio Ônibus, e incendiaram um deles. Objetos também foram queimados em caçambas de lixo para bloquear ruas. Moradores relataram confrontos intensos durante toda a manhã.
As principais vias de acesso ao Morro do Dendê, como a Estrada da Cacuia e a Avenida Paranapuan, foram totalmente interditadas por volta das 9h30.
Desvios e prejuízos no transporte
O caos afetou diretamente o transporte público. Dez linhas de ônibus precisaram ser desviadas devido aos bloqueios. As linhas afetadas são:
323 - Bananal x Castelo (via Cacuía / Linha Vermelha)
327 - Ribeira x Castelo (via Cocotá / Linha Vermelha)
328 - Bananal x Candelária (via Cacuía)
634 - Bananal x Saens Peña (via Fundão / Bonsucesso)
635 - Bananal x Saens Peña (via Fundão / Linha Vermelha)
901 - Bonsucesso x Ribeira (via Jardim Guanabara)
SV901 - Bonsucesso x Bananal (via Cacuía)
910 - Bananal x Irajá (via Fundão)
326 - Bancários x Candelária
696 - Praia do Dendê x Méier
Impactos
Quatro unidades de saúde que atendem a região do Dendê, entre clínicas da família e centros municipais, suspenderam as atividades externas, como visitas domiciliares. O atendimento presencial segue normalmente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Apesar do confronto, as Secretarias Municipal e Estadual de Educação informaram que as escolas da região continuam funcionando normalmente.
Operação policial

A ação é coordenada pelo 17º BPM (Ilha do Governador), com apoio do 22º BPM (Maré) e do 3º BPM (Méier). O objetivo é coibir a atuação de criminosos e desobstruir as vias bloqueadas.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!