'Erro médico'

Bebê de 4 meses morre após engasgar com óleo mineral no Rio

Caso aconteceu em bairro da Zona Oeste

Profissional que receitou o medicamento era da Clínica da Família Mário Dias Alencar
Profissional que receitou o medicamento era da Clínica da Família Mário Dias Alencar |  Foto: Divulgação
 

Um bebê, de apenas 4 meses, morreu após se engasgar com óleo mineral nesta terça-feira (12), em Senador Camará, na Zona Oeste do Rio. 

De acordo com familiares, o atendimento aconteceu na Clínica da Família Mário Dias Alencar, no dia 28 de agosto, devido uma prisão de ventre. Após a consulta, a médica receitou o óleo mineral e outros remédios para combater os sintomas. Ela cuidava da criança desde o seu primeiro mês de vida. 

O tratamento, que indicava duas colheres do óleo por dia, foi realizado até esta terça-feira (12), quando o menino começou a demonstrar algumas reações. Após exames, foi constatado que o líquido teria ido para o seu pulmão, o que o levou à morte. O óleo mineral, segundo bulas dos produtos, não é recomendado para menores de 6 meses. 

O caso foi registrado na 34ª DP (Bangu). Em nota, a Polícia Civil informou que "a delegacia aguarda os laudos periciais, que serão analisados. Os médicos envolvidos no atendimento ao bebê estão sendo ouvidos e a investigação segue em andamento para esclarecer o caso".

Até o momento de finalização desta matéria, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não havia se pronunciado em relação ao ocorrido. 

Em atualização

< Condenados por morte de Rafael Mascarenhas são levado para cadeia Furto de orquídeas vira caso de polícia em Niterói; veja o vídeo <