Polícia
Boato do casal sequestrador de crianças assombra pais e responsáveis em Niterói
Relatos sobre crianças sendo sequestradas em Niterói vêm tomando as redes sociais desde a tarde do último sábado (24). São áudios e imagens de supostos sequestros em diferentes bairros da cidade, provocando medo entre pais e responsáveis. No entanto, as forças de seguranças negam qualquer ocorrência relacionada.
De acordo com os áudios e textos divulgados em grupos pelo aplicativo de mensagens WhatsApp e pela rede social Facebook, um casal seria o responsável por sequestrar crianças nos bairros de Charitas, Badu, Fonseca, usando um carro, modelo Siena prata.
Em um dos áudios, a voz de mulher narra detalhes do ataque:
Em outra mensagem, um homem alerta moradores da Travessa Alzira Vargas, no Fonseca:
'Tô colocando a foto desse Siena prata aí, para quem tem filho pequeno ficar ligado, esse Siena já teve na Alzira Vargas na segunda e hoje pegou duas crianças aqui na São Pedro"
O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Niterói, coronel Sylvio Guerra, informou que o batalhão não recebeu nenhuma denúncia ou chamado para sequestro.
Nas delegacias da cidade também não constam registros relacionados a ocorrências de sequestros envolvendo crianças no município nos últimos dias.
Essa não é primeira vez que boatos relacionados ao sequestro de crianças viraliza em aplicativos de mensagens ou pelas redes sociais. O boato da 'uno prata' roubada em 2014 viralizou nas redes com a informação de um bebê que teria sido levado no carro no momento do roubo. Anos depois e os relatos ainda assombram os leitores desavisados.
Desaparecimento
Em caso de desaparecimento de crianças ou adolescentes, a Fundação para a Infância e Adolescencia (Fia) informa que o responsável deve procurar uma delegacia e fazer o registro de ocorrência imediatamente conforme garante a Lei Federal 11259/2005.
Além disso, o Programa SOS Crianças Desaparecidas também pode ser consultado, munido do registro de ocorrência, Certidão de Nascimento ou carteira de identidade da criança ou adolescente desaparecido, com a foto mais recente, documento de identificação do responsável e comprovante de residência.
O notificante será atendido por um membro da equipe técnica composta por assistentes sociais e psicólogos que através de um atendimento psicossocial preencherá um questionário social onde serão registradas as informações referentes à criança e seu desaparecimento e o notificante assinará uma autorização para que sua foto seja divulgada pelo SOS.
Com base nos dados fornecidos o programa produz cartazes com foto do desaparecido, que são entregues ao notificante para distribuição nas imediações de sua comunidade.
O SOS Crianças Desaparecidas possui uma Central telefônica para receber informações da população sobre o possível paradeiro de alguma criança ou adolescente desaparecidos através (21)2286-8337.
O Programa SOS Crianças Desaparecidas fica localizado na Rua Voluntários da Pátria, n°120, Botafogo. Telefones (21) 2286-8337 / 2334-8000 / 2334-8008.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!