Segurança
Castro ameaça mandar tropas de elite onde voltarem barricadas em SG
Operação Barricada Zero acontece nesta segunda-feira (24)
Começou, nesta segunda-feira (24), a Operação Barricada Zero, uma mega ação das forças de segurança para retirar de vez as barreiras instaladas por criminosos em comunidades de várias cidades fluminenses. O objetivo é liberar ruas, garantir o direito de ir e vir e impedir que organizações criminosas controlem territórios.
A ofensiva é coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional do Governo do Estado e reúne as polícias Militar, Civil, secretarias estaduais e prefeituras.
Logo no primeiro dia, equipes atuam simultaneamente na Cidade de Deus (Zona Oeste do Rio), Mangueirinha (Caxias), Grão Pará (Nova Iguaçu), São Simão e Dom Bosco (Queimados) e Jardim Catarina (São Gonçalo).
Castro endurece o discurso
O governador Cláudio Castro deixou claro que o Estado não vai mais aceitar ruas bloqueadas por quadrilhas:
"Não dá mais pra ter ruas fechadas e acessos restritos por vagabundos que querem impor um poder paralelo. O desafio é grande. Mapeamos mais de 13 mil obstruções, e estou focado, até o último dia do meu governo, em libertar cada lugar. E já aviso pra esses criminosos: quem voltar com barricada vai receber uma visitinha da Core e do Bope", declarou o governador Cláudio Castro.
Ações pesadas nas ruas
Para remover as barreiras, o governo mobilizou um arsenal de equipamentos: retroescavadeiras, rompedores, basculantes, caminhões de concreto, maçaricos, motosserras e equipes técnicas.
Até às 10h, já foram removidas toneladas de materiais utilizados como barricadas, nas cinco regiões de atuação da Operação Barricada Zero.
Na região da Cidade de Deus, foram extraídos bloqueios de concreto, pneus e colchões na Rua Zózimo do Amaral, via paralela a Estrada dos Bandeirantes, importante área de acesso da população que se desloca para a Barra da Tijuca, Curicica e a Taquara, na Zona Sudoeste do Rio. Os agentes também atuaram na Avenida Cidade de Deus, ao lado do canal Arroio Fundo, para retirar barricadas de pedra fincadas no chão.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




