Polícia

Chefe da milícia dos 'predinhos' é preso na Baixada Fluminense

Imagem ilustrativa da imagem Chefe da milícia dos 'predinhos' é preso na Baixada Fluminense
|  Foto: Pedro Conforte
A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC). Foto: Arquivo/Pedro Conforte

Um homem considerado “frente” da milícia dos predinhos no bairro Venda Nova, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, foi preso neste domingo (7). A captura foi possível após cruzamento de dados de inteligência.

A ação foi realizada por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC).

O miliciano foi preso durante eleição de síndico do conjunto habitacional controlado pela organização criminosa. A presença dele tinha o objetivo de garantir que um membro da milícia fosse eleito no pleito.

O criminoso tem envolvimento com a milícia desde 2017, porém assumiu o cargo de chefia dois anos depois após as prisões do então líder e do segundo na hierarquia da quadrilha. Eles foram detidos pela DRF e pela 64ª DP (São João de Meriti), respectivamente, em 2019.

A organização criminosa começou a ser investigada depois que um rapaz, de 17 anos, sobreviveu a uma tentativa de triplo homicídio cometida pelo bando, em março de 2016, em Belford Roxo.

Em agosto do ano seguinte, nove pessoas foram presas e, ao todo, 32 foram investigadas por formação de milícia privada, extorsão, tráfico de armas e munições, corrupção ativa e passiva e agiotagem. Os chefes da quadrilha respondem, ainda, por 18 homicídios consumados e tentados.

Contra o detido na ação, foi cumprido mandado de prisão preventiva pelos crimes de formação de milícia armada e corrupção ativa.

< Arraial do Cabo inicia planejamento do Réveillon e Verão 2022 Trilheiros se encantam no Circuito Ecológico de Maricá <