Fatalidade
Cremerj investiga morte de jovem após agressão em hospital do Rio
Richard Ferreira foi enterrado nesta terça-feira
O Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj) instaurou uma sindicância para investigar as circunstâncias que levaram à morte de Richard Ferreira de Lima, de 20 anos, após um atendimento no Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, na madrugada de domingo (11). A investigação ocorre em sigilo, conforme previsto pelo Código de Processo Ético-Profissional.
Richard, que sofria de transtorno bipolar e depressão, foi levado ao hospital pela mãe, Alessandra Ferreira da Silva, que relatou às autoridades que seu filho estava sendo maltratado e expressou o desejo de que ele fosse sedado para se acalmar.
Leia +: Mãe acusa médico de agressão e morte de filho de 20 anos, no Rio
Leia +: Funcionários são afastados após morte de jovem em hospital no Rio
Em depoimento na delegacia, Alessandra afirmou que Richard foi agredido pelo médico responsável pelo atendimento, recebendo "diversos socos e chutes" após se levantar e dizer que não queria permanecer na unidade. Segundo ela, o médico teria dito "quem manda aqui sou eu" antes de agredi-lo, e ainda tentou agredi-la.
No entanto, o relato de enfermeiras e outros funcionários do hospital apresenta uma versão diferente dos acontecimentos. De acordo com eles, Richard estava "descontrolado e em acesso de fúria", tendo agredido o médico primeiro com um soco no rosto. Uma enfermeira que estava presente relatou que Richard, após retirar seu acesso intravenoso, ameaçou machucar quem tentasse contê-lo.
O médico teria revidado a agressão para se defender e imobilizar o paciente, que, segundo o depoimento, só começou a sangrar após sua mãe puxá-lo, fazendo-o cair no chão.
Richard foi então encaminhado para o centro cirúrgico, mas não resistiu e veio a falecer. Dois funcionários do hospital foram afastados de suas funções após o ocorrido. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, declarou que a investigação será conduzida com "total imparcialidade" para esclarecer os fatos.
O corpo de Richard foi sepultado nesta terça-feira (13), enquanto a sindicância do Cremerj continua em andamento para determinar as responsabilidades e as circunstâncias exatas que levaram à tragédia.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!