Crueldade
Crime em família: filha é presa por tentar matar a mãe em São Gonçalo
Marido da vítima está foragido por participação no crime
Uma mulher foi presa nesta sexta-feira (28) em São Gonçalo por tentar matar a própria mãe. O crime, cometido em conjunto com o pai, companheiro da vítima, chocou a polícia: a vítima foi envenenada com uma cápsula de medicamento contendo chumbinho, veneno de rato. A prisão ocorreu no bairro Raul Veiga, justamente na véspera do aniversário da acusada. A ação foi feita pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de São Gonçalo. O pai dela está foragido.
O crime
As investigações começaram quando a jovem relatou que a mãe estaria internada após ter ingerido um remédio com “chumbinho”. Ela acusou o pai de ter manipulado o medicamento de uso contínuo da vítima e ainda afirmou ter tomado conhecimento do crime por meio do próprio genitor.
A partir da denúncia, a equipe policial imediatamente realizou diligências, ouviu testemunhas, analisou prontuários e laudos médicos, além de verificar os dispositivos eletrônicos para apurar todos os fatos envolvendo o caso.
O trabalho investigativo da Deam encontrou grandes inconsistências na narrativa da jovem. Os agentes comprovaram que ela não apenas tinha pleno conhecimento do plano, como participou ativamente de todas as etapas.
Após perícias nos aparelhos celulares, foi possível identificar pesquisas feitas pela jovem sobre tipos de veneno, efeitos do “chumbinho” e até consequências legais relacionadas à perda de direitos sucessórios por herdeiros envolvidos na morte de familiares.
Galinhas mortas
As investigações também apontaram que os dois realizaram um teste prévio com galinhas em um quintal próximo, para confirmar o efeito letal do material. Os animais morreram pouco depois da ingestão.
Planejamento
A apuração revelou que o crime vinha sendo planejado havia semanas. No dia 12 de outubro, a dupla misturou chumbinho em um cachorro-quente e deram para a vítima. Ela passou mal, foi hospitalizada, recebeu tratamento devido e teve alta. Uma semana depois, em 19 de outubro, eles tentaram novamente, mas desta vez colocaram o veneno dentro da cápsula de um medicamento da vítima. A mulher chegou a ficar internada em uma unidade de saúde de novo.
Segundo os agentes, uma das motivações seria interesse financeiro, já que a vítima havia contratado uma apólice de seguro, e os dois filhos eram beneficiários. Ainda segundo apurado, o segundo filho não tinha ciência do crime.
De acordo com a polícia, a jovem ainda executou tarefas essenciais para viabilizar o crime, realizando transações bancárias, transferências e auxiliando na movimentação financeira do pai. Ficou comprovado que a jovem agiu alinhada ao pai na intenção de matar a mãe e demonstrou indignação quando o plano não teve sucesso.
Mandados de prisão
Diante dos fatos, a autoridade policial representou pela prisão preventiva dos dois criminosos. A operação para capturá-los iniciou nesta sexta-feira e a jovem foi localizada em uma residência em São Gonçalo. Já o pai fugiu e chegou a telefonar para a vítima no dia anterior pedindo que ela cuidasse do filho adolescente do casal.
A jovem foi encaminhada à unidade policial, onde os agentes cumpriram o mandado de prisão por tentativa de homicídio qualificado. As diligências continuam para localizar o segundo criminoso.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




