Logo Enfoco


    Fiscalização

    Depósito de reciclagem é flagrado com 'gato' de luz em São Gonçalo

    Dono do estabelecimento foi preso em flagrante pelo crime

    Publicado 31/07/2025 às 18:52 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    O dono do depósito pagou fiança na delegacia para responder ao crime em liberdade
    O dono do depósito pagou fiança na delegacia para responder ao crime em liberdade |  Foto: Divulgação / Enel

    Um depósito de reciclagem foi flagrado fazendo "gato" de luz em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, durante operação realizada pela Enel em parceria com a Polícia Civil, nesta quarta-feira (30). 

    O proprietário do depósito foi preso em flagrante pelo crime de furto de energia e conduzido para a 73ª DP (Neves). No local, ele pagou uma fiança de R$ 2 mil para responder ao crime em liberdade. 

    Segundo a Enel, após a inspeção realizada pelos técnicos da empresa, as irregularidades foram corrigidas e o local permaneceu sem energia elétrica. A distribuidora não divulgou o nome e o endereço do depósito. 

    Ainda de acordo com a empresa, as ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede, além de provocar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da Enel é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da distribuidora poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

    Nova lei aumenta pena de prisão 

    Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Com a nova lei sancionada nesta semana, se o crime envolver cabos de energia, telefonia, dados ou transporte ferroviário e metroviário, a pena pode subir para até oito anos.

    Quem realiza "gato" de energia também está sujeito ao pagamento dos valores correspondentes ao consumo não registrado durante o período da irregularidade. Além disso, o furto de energia compromete diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e coloca em risco a segurança da população, especialmente de quem manipula a rede elétrica de forma clandestina.

    As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede, além de provocar interrupções no fornecimento de energia. A estimativa da Enel é que, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Perigo na pista: animais soltos e falta de sinalização preocupam em Niterói

    Relacionados em Polícia