Trânsito
Perigo na pista: animais soltos e falta de sinalização preocupam em Niterói
Moradores e motoristas alertam para acidentes

A ausência de placas e sinalização adequada em vias movimentadas de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, tem preocupado moradores e motoristas que circulam diariamente em alguns trechos da cidade. Denúncias recorrentes apontam para a presença de animais soltos — como cavalos, cachorros e até porcos — em ruas e estradas, o que tem aumentado o risco de acidentes, alguns com desfechos fatais para os próprios bichos.
A equipe de reportagem do ENFOCO percorreu pontos denunciados, como a Avenida Pastor Jose Gomes Souza, no bairro Figueira, na zona norte da cidade, e confirmou que não há qualquer tipo de aviso ou alerta visual sobre a possibilidade de animais na pista. A situação se agrava pelo intenso fluxo de veículos e a alta velocidade com que muitos motoristas trafegam nesses trechos.
“Além de ser um perigo para quem dirige, é uma crueldade com os animais. As vezes fica um bando aqui, com mais de cinco cavalos. Não há uma sinalização ou placa alertando também", relatou Marina Tavres, de 42 anos, e moradora da região.
Em poucos minutos no trecho, foi possível flagrar animais à beira da estrada e veículos passando a poucos metros, em algumas situações até centímetros dos animais, aumentando o risco e o perigo de quem passa pelo local.
Ainda segundo Marina, já houve relatos de animais atropelados, em alguns casos até fatais, na estrada.
Dias atrás, um cavalo foi atropelado aqui. Esses animais ficam soltos na rua, sofrendo. O pior é que nunca vimos nenhum responsável. Não sabemos se eles têm dono ou não."
Poder público
Diante disso, moradores cobram uma ação mais firme do poder público, tanto na instalação de placas de alerta quanto em medidas para recolher e proteger esses animais. A ausência de fiscalização e de políticas públicas voltadas ao controle da situação contribui para a sensação de abandono e insegurança nas vias.
Um caso semelhante ocorre em outro bairro da cidade, o Sapê, onde diversos animais circulam soltos pelas ruas — desta vez, na Estrada Washington Luís e na Rua Portugal. Uma moradora da região, que preferiu ter a identidade preservada, contou que já solicitou diversas vezes aos órgãos competentes a retirada de cavalos, mas, até agora, nada foi feito.
"Já cansei de avisar ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Respondem que vão encaminhar e a cena se repete no dia seguinte. Já passamos por cinco cavalos ao mesmo tempo na estrada. É um pedido de socorro para evitar mais tragédias", desabafou.
Ela relatou também que, além de ficarem soltos representando riscos para moradores e motoristas, os animais também se alimentam do lixo nas ruas e nas caçambas, o que pode causar infecções e até levá-los à morte.
Procurada pelo ENFOCO, a Prefeitura de Niterói informou, em nota, 'que não possui atribuição legal para o recolhimento de animais de grande porte. Contudo, agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal e da Defesa Civil foram capacitados para atender esse tipo de demanda'.
A prefeitura afirmou também que 'equipes serão acionadas para localizar os animais e encaminhá-los a um curral consorciado, conforme necessário'. No entanto, o Executivo municipal não respondeu se estuda a implantação de sinalização adequada em vias com grande fluxo de animais silvestres.
O que fazer?
Vale lembrar que abandono de animais é crime e deve ser denunciado. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153, que atende no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). O canal 153 também deve ser utilizado para solicitar o resgate de animais.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!