Polícia
Enel de olho no 'gato' em Maricá
A Enel realiza, nesta semana, a operação Energia Legal em Maricá, com o objetivo de combater o furto de energia na cidade. De 8 a 12 de dezembro, a companhia realizará, em conjunto com a Polícia Civil, fiscalizações para identificar ligações irregulares, também conhecidas como “gato”.
No total, serão cerca de 80 colaboradores da empresa realizando inspeções em residências e estabelecimentos comerciais. Até esta sexta-feira (4), nas oito edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel, a companhia identificou furto de energia em 4.237 clientes, sendo 3.808 residências e 429 comércios de sete cidades da área de concessão da distribuidora.
Além de ser crime, com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica.
As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia. Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Durante a operação, os moradores de Maricá também terão acesso a diversas ações da Enel, por meio de uma unidade móvel de atendimento, que percorrerá alguns pontos dos bairros ao longo da semana. Nesta unidade, os clientes poderão solicitar vários serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos de dívidas.
Todas as ações do Energia Legal serão realizadas respeitando as medidas de higiene e de distanciamento, diante do cenário de pandemia da Covid-19. A companhia fornecerá aos clientes orientações para o combate ao Coronavírus.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!