Invasão
Escola é furtada duas vezes e deixa alunos sem aulas em Niterói
Fios de ar-condicionado e torneiras foram levados

A Unidade Municipal de Educação Infantil Maria Luiza da Cunha Sampaio, localizada na Avenida Presidente Roosevelt, no bairro São Francisco, em Niterói, foi alvo de invasões e furtos em dois dias consecutivos, deixando os alunos sem aulas. O criminoso levou torneiras e fios de ar-condicionado.
O primeiro crime ocorreu na madrugada de sexta-feira (24), e o segundo no sábado (25). A última invasão foi percebida apenas quando as funcionárias chegaram à unidade para trabalhar na segunda-feira (27).
De acordo com Karina Flozino, mãe de um aluno da unidade, os responsáveis foram informados sobre o primeiro furto por meio de um comunicado em grupo de mensagens. Na sexta-feira, foi avisado que os alunos do período da manhã não teriam aula devido ao ocorrido. Em seguida, o comunicado foi atualizado, informando que os alunos da tarde também não teriam aulas.
Na segunda-feira, um novo comunicado informou que, devido a um segundo furto ocorrido no sábado, as aulas novamente seriam suspensas. A mensagem explicava que a escola estava sem luz e água, já que os criminosos haviam levado todas as torneiras da parte externa da unidade e fios dos aparelhos de ar-condicionado.
Essa noite, entraram novamente na UMEI, furtaram a fiação dos aparelhos de ar-condicionado e danificaram outros. Ainda não sabemos todos os danos causados
Retorno das aulas e a insegurança
Nesta terça-feira (28), os alunos estão tendo aulas normalmente, mas o medo de uma nova invasão e furto continua entre os responsáveis das crianças
. "Hoje houve aula normalmente, mas todos continuam com medo, inclusive a direção da escola, após um novo ataque de invasão. Queremos evitar novos ataques para nossas crianças não ficarem sem aula", explicou a mãe de um aluno.
Karina ainda afirmou que a região sofre com frequência com invasões criminosas. "Todos os dias, invadem casas, roubam roupas do varal e mangueiras de água."
Procurada, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria e da Fundação Municipal de Educação, informou que, durante o fim de semana, após denúncias que apontavam a presença de um suspeito no pátio da UMEI, a Polícia Militar foi imediatamente acionada, mas não encontrou ninguém ao chegar ao local. “O furto ocorreu apenas na área externa da unidade, sem qualquer invasão às dependências internas”, explicou a nota.
A Prefeitura confirmou o furto das torneiras e fios. A equipe de manutenção realizou todos os reparos necessários ainda na segunda-feira. As aulas ficaram suspensas apenas no turno da manhã, sendo retomadas normalmente no período da tarde.
A Secretaria e a Fundação Municipal de Educação repudiam veementemente esse ato de violência contra a comunidade escolar e manifestam indignação diante de crimes que atentam contra o direito à educação e à segurança de estudantes, profissionais e famílias
Questionada sobre a ação criminosa, a Polícia Militar informou que não foi acionada.

Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!




