Crime
Ex-vereador e irmão são assassinados em ataque no Rio
Um carro passou atirando contra a padaria onde os dois estavam
O ex-vereador Zico Bacana e o irmão foram mortos após um ataque a tiros em uma padaria em Guadalupe, na Zona Norte do Rio, nesta segunda-feira (7). O ex-parlamentar foi baleado na cabeça, após um carro passar atirando na esquina das ruas Eneas Martins com Francisco Portela.
Zico chegou a ser socorrido, sendo encaminhado ao Hospital Municipal Albert Schweitzer, no entanto, ele não resistiu. Já seu irmão, Jorge Tavares, foi levado para o Hospital Estadual Carlos Chagas, mas também não resistiu.
De acordo com as informações iniciais, ambos estavam com seguranças. Além dos irmãos, uma terceira vítima também foi baleada, nas costas e em um dos pés, mas sua identidade não foi revelada.
Zico Bacana era o nome político de Jair Barbosa Tavares, ele tinha 53 anos e foi vereador entre 2017 e 2020, pelo PHS. Em seu último pleito, ele concorreu pelo Podemos, ficando como suplente.
Investigado
Nas redes sociais, ele se definia como paraquedista e membro da Polícia Militar. Zico Bacana esteve sob investigação da CPI das Milícias. No ano de 2018, prestou depoimento como testemunha no desdobramento das investigações relacionadas ao caso Marielle.
Em um episódio anterior, Zico Bacana já havia enfrentado uma tentativa de homicídio em novembro de 2020. Na época, durante uma entrevista ao programa "Bom Dia Rio", da TV Globo, relatou ter sido atingido por um tiro de raspão na cabeça em um bar situado em Ricardo de Albuquerque, região da Zona Norte carioca, após um dia de atividades de campanha.
Nesta segunda, ele compartilhou conteúdos temporários em sua conta no Instagram, mostrando-se nas ruas de Guadalupe, praticando corrida e visitando obras em andamento da administração municipal.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!