Irregular
Ferros-velhos furtavam energia em Niterói; donos vão pra DP
'Gatos' foram flagrados em Itaipu e Piratininga

A Enel Rio flagrou irregularidades nas medições de dois ferros-velhos nos bairros Itaipu e Piratininga, em Niterói.
Além das equipes da Enel, a força-tarefa, que é comandada pela prefeitura do município, contou ainda com o apoio da Polícia Civil e dos peritos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli). No total, quatro galpões, que também operavam como pontos de reciclagem, foram inspecionados, sendo que em dois foram encontradas ligações fraudulentas no fornecimento de energia.
Os responsáveis pelos dois locais foram levados para a 81ªDP (Itaipu). Eles foram presos pelo crime de furto de energia, com direito a fiança. As ligações irregulares foram removidas pelos técnicos da distribuidora.
Os outros dois ferros-velhos foram autuados pela fiscalização do município por não estarem com a documentação em dia.
Furtar energia é crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão. Quem faz "gato" de energia também está sujeito a pagar os valores de consumo correspondentes ao período em que ocorreu a irregularidade.
De acordo com a Enel, as ligações irregulares podem causar ainda curtos-circuitos e sobrecargas na rede, bem como ocasionar interrupções no fornecimento de energia.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!