Crime
Furtos na madrugada assustam em Niterói
Criminosos aproveitam período noturno para levar veículos
A ousadia de criminosos vem assustando moradores e proprietários de veículos no Largo do Barradas, na Zona Norte de Niterói, ao cometerem furtos na calada da noite. O carro de uma moradora foi levado na porta do condomínio onde mora, na Rua Benjamin Constant, na madrugada desta quinta-feira (17). Câmeras registraram toda a ação.
Nas imagens, é possível perceber dois ladrões, que estavam a bordo de um veículo de cor clara, chegarem na rua por volta das 3h20. Eles desembarcam do automóvel e sobem uma ladeira. Um dos bandidos usa boné e máscara para não ser identificado.
Por volta das 3h27, uma outra câmera registra somente um dos criminosos se aproximando do veículo, que estava estacionado em frente ao prédio. Ele se abaixa em frente à porta do carro e em menos de dois minutos consegue abrir o veículo, ao que tudo indica, com uma chave mestre.
Após entrar no veículo, ele empurra o automóvel e consegue descer a ladeira com o veículo desligado. Em seguida, fogem divididos em dois carros.
Medo
Quem mora na região reclama que as ações criminosas já se tornaram constantes e acontecem, geralmente, em ruas sem saída.
"Estamos abandonados. Aqui na região até tem os policiais do Segurança Presente, mas eles não fazem patrulhamento na nossa rua, só na rua principal. Com isso, me sinto insegura de andar à noite sozinha", disse uma moradora de 64 anos, que preferiu não se identificar.
Outro morador diz que vive na região há pelo menos 23 anos e relatou que no ano passado o carro de uma vizinha também foi levado por criminosos.
"Os criminosos fizeram da mesma forma, preferiram um horário de pois movimentação e roubaram o carro da outra moradora. Ela usava o carro para trabalhar e levar o filho nas consultas médicas", contou.
Números
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio mostram que em dezembro de 2021 houve 59 furtos a veículos na região, o que corresponde a um aumento de 9,3%. Se comparado com o mês do ano anterior, a Delegacia do Fonseca (78ª DP), registrou cinco casos a menos, totalizando 54 registros.
Já no acumulado de janeiro a dezembro, em 2021 foram registrados 181 casos de furto a veículos, um aumento de 18,3% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram anotados 153 práticas da modalidade criminosa na cidade de Niterói.
O que diz a polícia
Procurada, a Polícia Militar informou que um dos principais focos do atual comandante da Corporação, à frente do batalhão de Niterói (12º BPM) é o combate direto aos crimes de furto, sejam eles do patrimônio público ou privado, no perímetro urbano, e que as ações são cometidas por indivíduos em situação de vulnerabilidade e, diante de brechas de oportunidade, se aproveitam do dinamismo do policiamento ostensivo e ficam à espera de uma brecha para agir após observar seu alvo.
Sobre o questionamento de moradores a respeito do patrulhamento de agentes do Programa Segurança somente em vias principais, o Governo do Estado ainda não enviou resposta.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!