Segurança

Guardas farão rondas com 'bikes' em Niterói; entenda como será

Projeto-piloto começou em São Francisco, na Zona Sul da cidade

Moradores aprovaram a ação lançada pela Prefeitura
Moradores aprovaram a ação lançada pela Prefeitura |  Foto: Divulgação / Luciana Carneiro

Patrulhamentos com bicicletas. É a forma que guardas municipais de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, vão atuar.

O projeto piloto de patrulhamento preventivo com a Guarda Municipal começou nesta sexta-feira (1º) e está sendo implantado inicialmente no bairro de São Francisco, na Zona Sul da cidade.

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) explica que essa é uma ação baseada na articulação com a comunidade local e em uma abordagem de proximidade com a sociedade.

O projeto une patrulhamento já feito atualmente pela 3ª Inspetoria local da Guarda Municipal com o apoio de agentes em bicicletas elétricas.

O objetivo é diminuir os índices de desordem pública, aumentar a sensação de segurança e colaborar para a diminuição dos índices de criminalidade nos bairros. 

Neste primeiro dia, os agentes percorreram diversas ruas do bairro apresentando o projeto para os moradores em um planejamento de aproximação com o cidadão. Além disso, deram apoio a moradores que acionaram para demandas de ordenamento urbano.

“Os moradores receberam muito bem o projeto. Nossas equipes vão trabalhar para dar mais tranquilidade aos cidadãos e mostrar que estamos ao lado deles como parceiros e agentes públicos. Nos próximos dias, continuaremos nossas rondas e abordagens para termos o retorno do munícipe e saber de que forma poderemos melhorar ainda mais o projeto”, relatou Renato Macedo, coordenador do programa no bairro.

Para dar início ao programa, garantir o apoio da população, e adequar o projeto às necessidades do bairro, o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, e o Inspetor Geral da Guarda Municipal, Paulo Brito, se reuniram com moradores de São Francisco nesta primeira etapa

Onde será?

A atuação dos guardas municipais acontecerá diariamente no polígono entre a Avenida Presidente Roosevelt até a Avenida Ruy Barbosa, e o outro Avenida Quintino Bocayuva até a Praça Emílio Abunamam, no bairro São Francisco.

Augusto José, 83 anos, despachante aposentado de aduaneira, e morador do bairro há 42 anos, gostou muito da medida.

“Achei a ideia muito boa, assim como a possibilidade de podermos nos comunicar com os guardas tanto pessoalmente como pelo whatsapp. Isso vai fazer com que a gente consiga ter mais proximidade e segurança”, disse o morador

O inspetor geral da Guarda Municipal, Paulo Brito, explica que as equipes da ronda de bicicleta se unem às equipes de patrulhamento.

"O termômetro será o contato diário com os moradores, para termos a certeza de que nossas estratégias estão sendo bem empregadas, atendendo ao que o cidadão precisa, mostrando a presença dos nossos guardas no dia-a-dia”, ponderou.

Além disso, segundo a prefeitura, a população pode contar com os já existentes canais de comunicação o 153, e o whatsapp do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), além do grupo de apoio criado pelos moradores do qual os guardas farão parte.

A população receberá atendimento de agentes treinados e experientes para agilizar os atendimentos. Clotides Ribeiro, 73 anos, é moradora do bairro há 51 anos, e lembra de quando se mudou para o local.

"Quando nos mudamos era tudo muito tranquilo. É muito natural a cidade crescer, mas com isso aparecem muitos problemas. Esta proximidade com os moradores é de extrema importância e acredito muito nesse tipo de projeto tem tudo para dar certo", observou a moradora.

< Dobradinha! Maquiado de Coringa, Davi atende segundo Big Fone Pertencimento <