Polícia

Guerra de bandidos invade a madrugada na Zona Norte de Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Guerra de bandidos invade a madrugada na Zona Norte de Niterói
|  Foto: Foto: Vitor Soares
Comunidade do Santo Cristo virou alvo de disputa entre traficantes de facções rivais. Foto: Vitor Soares

Moradores do Fonseca, na Zona Norte de Niterói, enfrentaram mais uma noite de tensão, na mandrugada desta quinta-feira (20), em meio a intensa disputa armada realizada por traficantes do Comando Vermelho (CV) e do Terceiro Comando Puro (TCP). As facções criminosas duelam pelo controle do tráfico de drogas de comunidades na cidade.

De acordo com o comando do Batalhão de Niterói (12°BPM), os tiros relatados por moradores teriam sido efetuados próximo à comunidade da Coréia, vizinha ao Santo Cristo. A Polícia Militar esteve no local com o objetivo de conter o duelo entre os grupos criminosos.

Nas redes sociais, internautas relataram desespero e surpresa com a quantidade de disparos realizados.

“Em 24 anos de Fonseca, eu nunca ouvi tanto tiro quanto hoje. 30min (sic) em sequência”

A favela do Santo Cristo tem como vizinhas a Palmeira, Coreia, Pimba e Coronel Leôncio, já na Engenhoca, e são alvos de recentes confrontos entre traficantes do Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro.

Pela plataforma especializada em registros de tiros Fogo Cruzado, relatos de tiros foram registrados entre 1h30 e 3h.

Segundo a investigação da Delegacia do Fonseca (78ª DP), o CV busca expulsar os rivais do TCP de forma definitiva do município, a facção rival controla apenas comunidades localizadas naquela região.

Diante da tentativa de avanço, criminosos do TCP ganharam um reforço de traficantes do Complexo do Amarelinho, em Acari, que passaram a ser os “frentes” na guerra contra o Comando Vermelho. Eles chegaram a ser expulsos pelos rivais, mas conseguiram recuperar parte do território, no último sábado (16), pouco tempo após a morte do fotógrafo Thiago Freitas, de 32 anos, assassinado a tiros por traficantes do CV na porta de casa na comunidade do Santo Cristo, em Niterói.

Cerco fechado contra o tráfico

Diante da intensa guerra entre os traficantes, policiais militares do Batalhão de Niterói (12°BPM) iniciaram um processo de ocupação no Santo Cristo, na última semana, pouco depois de prender suspeitos de integrar a guerra armada no Fonseca.

Desde então, foram capturados mais de 15 suspeitos de participar da luta armada entre criminosos rivais. Somente, nesta quarta-feira (19), sete homens foram presos por policiais militares do 12°BPM, na Alameda São Boaventura, no Fonseca, e na comunidade da Nova Brasília, na Engenhoca. Ambos teriam confessado participação nos recentes conflitos armados entre os traficantes na região.

< Boates e shows continuam proibidos no Rio Detran realizará monitoramento em tempo real dos postos de atendimento <