Morro dos Macacos

Guerra na Zona Norte: medo deixa moradores na rua em Vila Isabel

Confronto chegou no terceiro dia seguido e deixou dois mortos

Paredes foram atingidas e mostraram as marcas da guerra no bairro
Paredes foram atingidas e mostraram as marcas da guerra no bairro |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Rio - O clima de tensão e de medo toma conta de moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, nesta sexta-feira (13). A região entrou no terceiro dia seguido de confrontos entre traficantes rivais que disputam território. 

As marcas dos disparos ficaram cravadas nas paredes e refletem o terror vivido pela população em um dos principais bairros cariocas. Alguns moradores da comunidade dizem que estão optando por passar a madrugada na rua, a ter que voltar a subir o morro. 

"É uma guerra antiga entre duas facções e quem sofre é o morador, não tem como escapar. Ou você entra cedo em casa e se esconde ou dorme no meio da rua, aguardando amanhecer. Esses caras entram no morro com armas pesadas, não escolhem em quem atirar. Olha o que aconteceu com esse garoto que morreu baleado", desabafou um morador que preferiu manter o anonimato. 

Marcas dos disparos ficaram cravadas nas paredes e refletem o terror vivido pela população em um dos principais bairros cariocas
  

Em meio ao vaievem de pessoas na entrada da comunidade, a Polícia Militar garante que o policiamento está reforçado no bairro, principalmente em vias de acesso ao Morro dos Macacos, local do confronto. 

A disputa por território reflete diretamente na rotina da população. Parte do comércio ficou com as portas fechadas. Pelos menos oito escolas da rede municipal suspenderam as aulas na região. 

Além dos colégios, a Secretaria Municipal de Saúde informou que os postos que funcionam na comunidade ficaram fechados nesta sexta (13). 

De acordo com a Polícia Militar, a guerra que vem tirando o sossego de quem mora na terra de Martinho da Vila e Noel Rosa já dura três dias. Duas mortes foram confirmadas. Um dos mortos é o catador Eduardo da Cruz Guimarães, conhecido como Mc Dallas, de 28 anos. Ele foi baleado ao ficar no meio do fogo cruzado. O rapaz foi enterrado na tarde desta sexta. 

< Velho do Rio? Agricultor sai para pescar e se depara com sucuri Comte Bittencourt comemora expansão da Uerj: 'Estratégica' <