Educação

Comte Bittencourt comemora expansão da Uerj: 'Estratégica'

Ex-deputado estadual se reuniu com reitor da universidade

Vice-presidente nacional do Cidadania, Comte
Vice-presidente nacional do Cidadania, Comte |  Foto: Divulgação
  

O vice-presidente nacional do partido Cidadania e ex-deputado estadual, Comte Bittencourt,  elogiou a iniciativa do novo reitor da Uerj de expandir o campus no município. 

A fala foi dita durante visita ao campus nesta quinta-feira (12). No encontro, foi apresentado pelo reitor, Mario Sergio Alves Carneiro, o plano estratégico da instituição que prevê a criação de cursos e campi, além da recuperação física das instalações, criação de novos restaurantes universitários e a ampliação da unidade do campus central. 

“Conversei com o novo reitor, professor Mario Sérgio, e os professores Lincoln e Bruno sobre os planos de expansão da Universidade. Fiquei animado principalmente com a expansão na cidade de São Gonçalo. É estratégico para o desenvolvimento da região metropolitana que o segundo maior município do nosso estado, com mais de um milhão de habitantes, receba a expansão da UERJ, na sua oferta de cursos e serviços de extensão”, destacou Comte, que presidiu a Comissão de Educação da Alerj por quatro mandatos consecutivos.

É estratégico para o desenvolvimento da região metropolitana que o segundo maior município do nosso estado, com mais de um milhão de habitantes, receba a expansão da UERJ, na sua oferta de cursos e serviços de extensão Comte Bittencourt, Vice-presidente nacional do Cidadania
  

Em São Gonçalo, já funcionam a Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FFP-Uerj), no bairro Patronato, sete licenciaturas, nove especializações, seis mestrados e dois doutorados.

A Universidade como um todo tem 90 cursos de graduação, 63 de mestrado e 46 de doutorado, além de mais de 34 mil alunos e 2,8 mil professores. Além do Rio e de São Gonçalo, a universidade possui instalações em Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Duque de Caxias e Resende.

A Uerj foi considerada a oitava melhor instituição de ensino superior brasileira, pelo nono ano consecutivo. É a única universidade estadual fora de São Paulo entre as dez primeiras do país segundo o ranking do CWUR (Center for World University Rankings). Na listagem global das duas mil mais bem avaliadas na edição de 2022, em um universo de quase 20 mil, a Uerj aparece em 653° lugar.

Apoio

O partido decidiu, no início desta semana, apoiar a pré-candidatura do ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) a governador do Rio. Comte, que é presidente estadual do Cidadania, falou sobre a decisão partidária e defendeu que a experiência do pré-candidato pedetista será fator decisivo para o estado se reerguer. 

“O Cidadania já vinha debatendo sobre o apoio ao Rodrigo Neves há algum tempo. Em nosso campo político entendemos que a candidatura do Rodrigo é viável e se apresenta como alternativa à polarização. Por tudo o que já realizou em sua carreira como gestor público e por tudo o que está planejando e propondo para o próximo ciclo estadual, Rodrigo Neves é o melhor quadro para assumir o Governo do Estado, pois tem experiência para reerguer o Rio de Janeiro e promover o desenvolvimento econômico e social necessário”.

< Guerra na Zona Norte: medo deixa moradores na rua em Vila Isabel Astros da sofrência desembarcam em Itaboraí para shows de graça <