Tecnologia
Homem procurado por homicídio é preso em Maricá
Acusado foi identificado por uma câmera de reconhecimento facial

Um homem com mandado de prisão por homicídio foi preso na manhã deste domingo (13), na Rodoviária de Itaipuaçu, em Maricá, Região Metropolitana do Rio, após ser identificado por uma câmera de reconhecimento facial. Ele é o quarto foragido capturado na cidade em uma semana com o auxílio do sistema.
A tecnologia, ligada ao banco de dados da Polícia Militar do Rio de Janeiro, emitiu um alerta quando o rosto do suspeito foi reconhecido. Agentes da Guarda Municipal e do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) foram chamados e abordaram o homem no local.
Após a abordagem, o acusado foi levado para a 82ª DP (Maricá), onde os policiais confirmaram o mandado de prisão. Em seguida, ele foi transferido para a 76ª DP (Niterói), responsável por receber os casos em flagrante.
Como funciona o sistema

As câmeras que identificam os rostos são operadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). Quando alguém com pendências na Justiça passa por elas, o sistema envia um aviso imediato às equipes de rua. A confirmação final é feita na delegacia, dentro dos procedimentos legais.
A Prefeitura de Maricá implantou o monitoramento por imagem como parte das ações para apoiar o trabalho das forças de segurança e ajudar no combate à criminalidade.


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!