Logo Enfoco


    Operação Virtude

    Idosos são encontrados amarrados em asilo clandestino no Rio

    Na Baixada, gráfica de falsificação de documentos foi fechada

    Publicado 22/10/2025 às 10:49 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Durante a operação, 21 idosos foram resgatados em um asilo clandestino, e na Baixada, uma gráfica clandestina de falsificação de documentos foi fechada
    Durante a operação, 21 idosos foram resgatados em um asilo clandestino, e na Baixada, uma gráfica clandestina de falsificação de documentos foi fechada |  Foto: Divulgação

    Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti) realizaram, nesta quarta-feira (22), uma operação no Rio de Janeiro voltada ao combate à violência e aos crimes contra idosos, como parte das ações do mês de outubro. Durante a ação, um asilo clandestino foi localizado no bairro do Catumbi, na região central da cidade. No local, três idosos foram encontrados amarrados e vivendo em condições degradantes. Já na Baixada Fluminense, a polícia desmantelou uma gráfica clandestina especializada na falsificação de documentos. Dois homens foram presos em flagrante.

    Segundo os agentes, o asilo já havia sido interditado em 2024 e, portanto, não deveria estar em funcionamento. Durante a inspeção, os policiais constataram diversas irregularidades, como ambientes sujos, paredes danificadas, falta de higiene e armazenamento inadequado de alimentos. Apenas três pessoas atuavam como cuidadoras no local.

    Além dos três idosos que estavam imobilizados, outros 18 também foram resgatados. Os responsáveis pelo local não estavam presentes durante a operação, mas já foram identificados e serão investigados por exercício ilegal da atividade, além de exposição à saúde e integridade física de pessoas idosas. Outras infrações também poderão ser apuradas no curso das investigações.

    A operação teve o apoio da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável.

    Gráfica clandestina de falsificação e fraudes em idosos

    Durante mais uma etapa da Operação Virtude, policiais civis também fecharam, nesta terça-feira, uma gráfica clandestina que funcionava como central de falsificação de documentos no município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. O esquema criminoso tinha como principais alvos idosos e pensionistas. Dois homens foram presos em flagrante pelos crimes de estelionato e falsificação de documentos públicos.

    A ação foi resultado de um trabalho minucioso de investigação e vigilância. Os agentes flagraram os suspeitos em pleno funcionamento do esquema, dentro do imóvel usado como laboratório de adulterações. No local, foram apreendidos equipamentos como impressoras, computadores, papéis especiais, selos e matrizes utilizadas na confecção dos documentos falsos, como carteiras de identidade e comprovantes diversos.

    Um dos detidos já havia sido condenado a 21 anos de prisão por envolvimento em fraudes milionárias contra aposentados do INSS, em uma operação da Polícia Federal realizada em 2022. Apesar de estar em prisão domiciliar, ele continuava a praticar os crimes. Segundo a polícia, o homem também é irmão de uma liderança da facção criminosa Primeiro Comando Puro, o que levanta suspeitas de possível conexão com o crime organizado em outros estados.

    O segundo preso possui uma longa ficha criminal, com 14 registros por estelionato e falsificação documental.

    As duas açaões fazem parte do "Dia D" da Operação Virtude, iniciativa nacional voltada ao combate à violência e aos crimes contra idosos durante o mês de outubro. No estado do Rio de Janeiro, a operação é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com execução da Polícia Civil através do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Deapti.

    Tags

    Enfoco

    Enfoco

    Enfoco - Informação de Verdade

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Vídeo: loja das Casas Bahia pega fogo em Nova Iguaçu

    Relacionados em Polícia