Polícia

Integrante de quadrilha de agiotagem é preso em São Gonçalo

Imagem ilustrativa da imagem Integrante de quadrilha de agiotagem é preso em São Gonçalo
Acusado foi preso nesta terça-feira (6). Foto: Polícia Civil

Um homem de 54 anos, acusado de organização criminosa e extorsão, foi preso na tarde desta terça-feira (6), na Estrada Raul Veiga, em Alcântara, São Gonçalo. Contra ele foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e temporária. Ele estava foragido há três anos. 

Segundo a Polícia Civil, o acusado é o 9º integrante de uma organização criminosa desarticulada pelos agentes da Delegacia de Niterói (76ª DP). Os policiais conseguiram chegar até ele após levantamento de dados do setor de inteligência da distrital. 

Ainda de acordo com a polícia, ele chegou a ser alvo da “Operação Infestus”, realizada em 2019, para desarticular uma das maiores organizações criminosas do Rio de Janeiro voltada para a prática de agiotagem e extorsão, que já chegou a ter 70 escritórios espalhados por todo estado. 

Além da prática da agiotagem clássica, com empréstimos a juros abusivos, a quadrilha também cobrava dívidas antigas, contraídas com agiotas, mas que já tinham sido quitadas, além de cobrarem dívidas fictícias de empréstimos que nunca existiram.

Para aterrorizar as vítimas, os criminosos se utilizavam de sites de consulta onde obtinham os dados pessoais delas e de seus parentes e vizinhos. Em seguida, telefonavam para os familiares e amigos pedindo para passar recados ameaçadores para os supostos devedores.

Após ser capturado, o acusado foi levado para a sede da 76ª DP, e será transferido para o sistema prisional. 

< Auxílio Empresa Carioca: cadastro disponível a partir desta quarta Acidente deixa um ferido e trânsito lento na BR-101, em Niterói <