Violência

Jovem de 18 anos é baleada no Complexo do Salgueiro

Ela foi atingida na área conhecida como Fazenda dos Mineiros

Vítima foi atendida no Pronto Socorro Central e liberada no início da tarde
Vítima foi atendida no Pronto Socorro Central e liberada no início da tarde |  Foto: Marcelo Eugênio
 

Uma jovem de 18 anos foi baleada na região do ombro, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na manhã desta sexta-feira (17). A vítima foi levada por familiares ao Pronto Socorro Central (PSC).

Ela recebeu atendimento médico de urgência, sendo liberada no início da tarde. A identidade da mulher não foi divulgada.

A Polícia Militar disse que removia barricadas quando criminosos atacaram uma equipe. Os acusados estariam escondidos em uma região de mata.

Ainda não foram esclarecidas as circunstâncias em que a mulher acabou atingida na localidade conhecida como Fazenda dos Mineiros. Segundo a PM, o caso foi registrado na Delegacia do Mutuá (72ª DP).

Moradores do Complexo do Salgueiro ainda relatam sensação de insegurança e apreensão, mesmo após a ocupação da PM que entrou no quarto dia hoje.

Quem vivenciou momentos de pânico durante tiroteios diz que, apesar da aparente tranquilidade, o medo é o mesmo de antes.

"Tomara que eles não venham aqui para minha região porque estou sozinha em casa e morrendo de medo", contou uma moradora da localidade conhecida como "Tem Tudo".

Na manhã desta sexta, foram relatados novos disparos na região. O Instituto Fogo Cruzado registrou tiros às 8h15 na localidade.

"Gente muitos tiros aqui na Itaoca!", relatou uma moradora. "No Recanto está dando tiros também. Pego ônibus ali e não pude ir trabalhar ainda", disse um morador.

Desde o início da operação, que contou com apoio de policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (COE), o Fogo Cruzado registrou quatro tiroteios no Complexo, mas segundo moradores, o número é bem maior.

"Meu sonho ultimamente tem sido acordar e ver a notícia de que não tem mais essa guerra entre policiais e bandidos. Queremos voltar às nossas atividades normais", contou outra moradora.

A polícia passou a ocupar as comunidades após a divulgação de que o traficante Antônio Ilário Ferreira, o Rabicó, tinha planos de fazer uma festa para comemorar seu aniversário de 58 anos, na última quarta-feira (15). O evento que iria contar com artistas do funk e do pagode seria realizado até o próximo domingo (19).

Por conta disso, segundo a Prefeitura de São Gonçalo, sete escolas municipais e oito unidades de saúde ficaram fechadas. 

Na última terça-feira (14), três homens acusados de tráfico de drogas morreram após serem baleados durante troca de tiros com policiais. Segundo a PM, os agentes suspeitaram do trio que estava dividido em dois veículos. Os acusados atiraram na direção dos policiais que revidaram.

Segundo familiares, um dos mortos foi identificado como Gabriel Henrique, de 27 anos. A família alega que o jovem era inocente e trabalhava como mototaxista.

Na tarde desta quinta, um grupo com mais de 100 mototaxistas e moradores interditou uma pista da Rodovia Niterói-Manilha (BR-101). Com cartazes, o grupo pediu Justiça pela morte.

Equipes do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em apoio ao 7º BPM também atuaram com policiamento distribuído entre a BR-101 e os acessos às comunidades do Complexo do Salgueiro para acompanhar manifestação popular.

< Não há mandantes das mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips, diz PF Brasileira assume ter traficado drogas para a Tailândia; entenda <