Confissão

Brasileira assume ter traficado drogas para a Tailândia; entenda

Mary Hellen ainda poderá ter o perdão do Rei

Mary Hellen, de 21 anos, morava no Sul de Minas Gerais
Mary Hellen, de 21 anos, morava no Sul de Minas Gerais |  Foto: rede social
 

A brasileira Mary Hellen se declarou culpada por tráfico de drogas, quando foi pega com um homem no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, em fevereiro deste ano. Ela e um homem foram surpreendidos pelos funcionários da alfândega, após serem identificados 9 kg de cocaína na bagagem.

A audiência aconteceu no mês passado. Entretanto, a defesa da moça só teve acesso aos documentos do tribunal tailandês durante essa semana. A pena que Mary deverá cumprir é de 7 anos e 6 meses, além da multa no valor de além de 750.000 Baht, o equivalente, segundo a defesa, a cerca de R$ 106.483, 15.

Leia + Brasileira presa na Tailândia envia carta em inglês para família

Esse valor poderá ser convertido em mais tempo de prisão, a média seria de mais 1.500 dias, resultando em 11 anos de cárcere. 

Segundo os advogados de Hellen, ainda existe o recurso de redução de pena com trabalhos na prisão e bom comportamento. Também há outra possibilidade que seria o perdão do Rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn. Todavia, esse fato só poderá ser levado em consideração após um terço da pena ser cumprida. 

O perdão da monarquia do país asiático acontece duas vezes por ano: uma no aniversário do Rei, que será no dia 28 de julho, e a outra no dia dos pais, 5 de dezembro.

Relembre o caso

A jovem de 21 anos foi detida junto com um homem não identificado, de 27 anos, no aeroporto de Bangkok com 9kg de cocaína. A droga estava dentro de um compartimento oculto em uma das três malas que o casal carregava.

Outro suspeito foi preso algumas horas depois com seis quilos da droga. Os três estavam desde feveiro sendo investigados por tráfico internacional de drogas. 

A Tailândia é um dos países onde o tráfico de drogas pode ser punido com pena de morte, dependendo da quantidade e das circunstâncias.

< Jovem de 18 anos é baleada no Complexo do Salgueiro UFF alega perda de R$ 7 milhões com bloqueios do MEC <