Logo Enfoco


    Tristeza

    Jovem que morreu ao cair de BRT na Zona Oeste teria passado mal

    Douglas estava indo para o trabalho quando tudo aconteceu

    Publicado 23/06/2023 às 15:24 | Autor: Ana Carolina Moraes
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Douglas faleceu nesta quinta-feira (22)
    Douglas faleceu nesta quinta-feira (22) |  Foto: Reprodução/Redes Sociais

    A mãe de Douglas Vianna Falcão, o jovem de 22 anos que morreu após cair do BRT em Guaratiba, na manhã desta quinta-feira (22), esteve no Instituto Médico Legal (IML) de Campo Grande para a liberação do corpo do rapaz nesta sexta-feira (23). Karlla Vianna contou que ele passou mal e, por isso, acabou caindo do veículo que pegava todos os dias. Douglas já se queixava de andar no BRT cheio e com as portas abertas. 

    “Se a porta estivesse fechada, ele não ia cair. A menina que viu ele caindo ligou para um parente nosso e disse que ele caiu depois de passar mal, deu tontura nele. O Douglas estava indo trabalhar e não chegou no trabalho. Eu pego BRT todos os dias e não tem como as portas fecharem, é sempre um 'empurra-empurra', as pessoas ficam aglomerados na porta e é essa luta todo dia. Infelizmente, dessa vez foi meu filho. Não tenho palavras porque eu saí para trabalhar e não vi o meu filho, mas quando cheguei no trabalho as pessoas me ligaram falando que ele tinha sofrido um acidente”, disse ela. 

    LEIA+: Adolescente de 15 anos morre em acidente no BRT na Zona Oeste

    LEIA+: Passageira cai de BRT em movimento e morre na Zona Oeste

    A mãe de Douglas, que trabalhava com confecção de imóveis, ainda contou que a última lembrança que tem do filho é do dia anterior ao acidente, quando ele pediu a ela um dinheiro para a passagem do BRT para ir ao trabalho. Ela lembra como recebeu a notícia da morte do filho no dia seguinte. 

    “Quando cheguei no trabalho, vi no telefone a reportagem de um jovem que caiu no BRT e morreu, não dei importância, fui beber uma água e logo minha irmã me ligou perguntando se eu estava sabendo do Douglas e que ele tinha sofrido um acidente. Na mesma hora, veio a imagem do jovem que morreu no BRT e eu perguntei “fala que não é o Douglas?” E ela disse que não sabia, aí eu falei sobre o acidente e perguntei se não era ele, ela continuou dizendo que não sabia e aí as pessoas começaram a me ligar. O pessoal do trabalho tentou me acalmar e eu perguntando se havia sido meu filho que tinha caído e todo mundo falando para eu me acalmar, que não era ele e que o Douglas estava no hospital. Meu chefe me colocou no carro para me levar para casa e aí passamos pelo local, eu reconheci o Douglas pela roupa dele, aí fui chegando perto e o pai dele estava lá, foi quando vi que era ele. Aí não tive mais perna, eu caí, meu mundo desabou, não vou ter mais meu filho perto de mim”, disse. 

    Enterro será no próximo sábado (24) às 9h, no Cemitério de Santa Cruz

      

    Douglas utlizava o articulado todo os dias, mas já havia se queixado com um amigo sobre como era cheio. 

    “Era um rapaz trabalhador, um amigo, um irmão. Não tenho o que dizer dele. Ele era tudo, para mim, para os amigos, para a família e ele não está mais aqui com a gente. Se Deus pediu, temos que aceitar, chegou a hora dele. (...) Essa situação não vai acabar, vai sempre ter uma vítima. É a nossa vida de trabalhador, que pega BRT todos os dias e as vítimas não vão parar por aí. O Douglas mesmo falou com o amigo que não queria trabalhar e que o BRT estava cansando ele, que era muita muvuca. Ele queria ir no médico e não deu tempo, foi mais uma vítima”, afirmou. 

    O enterro será no próximo sábado (24) às 9h, no Cemitério de Santa Cruz, já o sepultamento está agendado para às 11h no mesmo local. 

    Procurada, a MOBI-Rio informou que lamenta todos os ocorridos e informa que, desde 2021, a Prefeitura do Rio trabalha para reformular todo o sistema BRT. A empresa ainda acrescentou que foram comprados 561 ônibus modernos, com sistema que impede o movimento enquanto as portas estiverem abertas. 

    Além disso, a MOBI-Rio ressaltou que nenhum ônibus sai das garagens de portas abertas, todos os equipamentos são checados antes de os ônibus iniciarem a viagem.

    Questionada, a Polícia Civil ainda não respondeu sobre o caso.

    O caso 

    Douglas morreu ao cair de um ônibus, na manhã desta quinta (22), próximo à estação do BRT do Pingo D´água e Mato Alto, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. 

    Segundo informações, o acidente aconteceu na Avenida Dom João XI, no sentido Barra da Tijuca. Bombeiros do quartel de Guaratiba foram acionados por volta das 8h26 para o local. A vítima morreu na hora. 

    Outros casos 

    Uma passageira morreu após cair de um ônibus do BRT em movimento na altura da Estação Magarça, em Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, na manhã de primeiro de junho. 

    Marcos Vinícius Rodrigues, de 15 anos, morreu ao cair do BRT em abril deste ano em Santa Cruz. Ele estava na porta do veículo e esbarrou em um poste, caindo em seguida.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Após Flamengo ser goleado, Sampaoli admite surpresa: 'Não esperava'

    Próximo artigo
    >

    Monique Evans faz harmonização e choca web: 'Meu Deus'

    Relacionados em Polícia