Polícia

Justiça nega pedido e mantém atendente de Niterói preso

Imagem ilustrativa da imagem Justiça nega pedido e mantém atendente de Niterói preso
Amigos e familiares fizeram uma manifestação no último fim de semana. Foto: Karina Cruz

A Justiça negou, na tarde desta terça-feira (19), o pedido de soltura do atendente José Maurício Silva Almeida, de 30 anos, que alega ter sido preso injustamente, no inicio deste mês. O morador do Buraco do Boi, na Zona Norte de Niterói, é acusado de tentativa de homicídio e tráfico de drogas e alega ter sido confundido com um criminoso ligado a maior facção criminosa do Rio de Janeiro.

A decisão pela permanência do atendente no presídio Ary Franco, em Água Santa, aconteceu um dia após o Ministério Público ter pedido a revogação da prisão preventiva do acusado. A juíza Nearis dos Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói, alegou que a defesa de José Maurício não apresentou nenhuma prova que sustentasse a liberação do atendente, que trabalha no Centro de Niterói.

"As condições pessoais favoráveis, tais como primariedade, bons antecedentes, ocupação lícita e residência fixa, não têm o condão de, por si sós, desconstituir a custódia antecipada, caso estejam presentes outros requisitos de ordem objetiva e subjetiva que autorizem a decretação da medida extrema", diz um trecho da decisão.

Além de ter decidido pela manutenção da prisão de José Maurício, a juíza marcou a data da audiência de instrução a julgamento, que será realizada no dia 7 de dezembro deste ano.

Acusações

José Maurício vem sendo acusado de tentativa de homicídio e tráfico de drogas após a vítima do ataque criminoso ter o reconhecido como um dos três responsáveis pelos disparos que passaram a poucos metros do seu corpo em caso ocorrido no dia 18 de agosto deste ano.

Segundo os investigadores da Delegacia do Fonseca, a vítima da tentativa de homicídio teria ido visitar a avó na localidade conhecida como Buraco do Boi, no dia 18 de agosto, onde foi abordado por três homens, que atiraram na sua direção, mas ele conseguiu se desvencilhar e acionar uma viatura do Batalhão de Niterói (12°BPM). Durante buscas na região, um dos suspeitos de ter participado da empreitada criminosa foi preso e os outros dois conseguiram fugir.

Na delegacia, a vítima apontou José Maurício como sendo um dos envolvidos na ação, o que acabou acarretando em um mandado de prisão por tentativa de homicídio e tráfico de drogas por uma suposta ligação com o crime organizado da localidade. No início deste mês, agentes da distrital foram até a loja em que o atendente trabalha há quatro anos para cumprir o mandado de prisão contra José Maurício, mas o funcionário não estava no estabelecimento.

< Espetáculo A Ponte sobe ao Theatro Municipal de Niterói no domingo Inscrições abertas para o Exame Nacional de Residência <