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    Constrangimento

    Mãe denuncia desrespeito contra criança autista em supermercado de Niterói

    Mulher registrou boletim de ocorrência contra o estabelecimento

    Publicado 09/05/2025 às 20:34 | Atualizado em 09/05/2025 às 21:09 | Autor: Gabriel Villa Nova
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    Ana Paula ficou com machucados após tentar conter a filha
    Ana Paula ficou com machucados após tentar conter a filha |  Foto: Reprodução

    A manicure e moradora de Jurujuba, em Niterói, Ana Paula Cardoso Crisóstomo, de 40 anos, registrou um boletim de ocorrência contra a filial do supermercado Redeconomia Princesa, que fica na Rua Ator Paulo Gustavo, em Icaraí. A mulher denuncia que uma abordagem inadequada de um segurança desencadeou uma crise em sua filha de 3 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dentro do estabelecimento comercial. 

    De acordo com Ana Paula, tudo começou quando ela colocou a criança dentro de um carrinho do supermercado enquanto fazia as compras e foi abordada pelo segurança que solicitou que a manicure a retirasse. 

    "Ele veio falar que não podia. Eu expliquei que ela gosta de ficar sentada no carrinho e contei que sou mãe atípica, que minha filha tem autismo, toma remédio controlado, faz terapia quase todos os dias e não verbaliza. Mostrei o cordão e mesmo assim não adiantou", contou a manicure.

    Apesar de explicar a condição da filha, Ana Paula relatou que o segurança começou a ser mais rude. Neste momento, a menina começou a ficar nervosa e se desregulou, tendo uma crise logo em seguida.

    A mãe contou ainda que a criança começou a gritar e, quando Ana Paula foi tirá-la de dentro do carrinho, a menina bateu com a cabeça na boca na mãe provocando um corte, além de arranhá-la e morder seu pulso. A situação deixou Ana Paula constrangida.


    Aspas da citação
    O segurança vendo minha filha desregulada, tendo uma crise, e ele não fez nada. Ele não teve compaixão, não demostrou carinho ou qualquer reação em querer me ajudar vendo tudo aquilo acontecer"
    Ana Paula Cardoso Crisóstomo mãe atípica
    Aspas da citação

    O gerente do estabelecimento foi chamado em seguida, segundo a mãe. 

    "Chorei muito enquanto estava dentro do mercado. O gerente me pediu desculpas e afirmou que o segurança agiu de forma incorreta e que não deveria tratar a gente assim. Mas aí, o problema já estava feito, já era tarde. Minha filha já estava desregulada e passei por esse constrangimento. Só quem é mãe atípica vai entender o que é passar por isso", narrou a manicure.

    Indignada com a situação, Ana Paula registrou um boletim de ocorrência online contra o supermercado por ter lhe causado constrangimento público. 

    "O que custava o segurança deixar ela quieta no carrinho? Ela ia ficar sentada sem atrapalhar ninguém, em um breve momento enquanto fazia as compras", desabafou a mãe.


    Aspas da citação
    Ele foi muito insensível. Muitos acham que ter filho autista é frescura. Mas autismo é uma coisa séria e deve ser tratada da maneira correta. Eu fiquei muito abalada"
    Ana Paula Cardoso Crisóstomo mãe atípica
    Aspas da citação

    A Polícia Civil informou, em nota, que "o caso é investigado pela 77ª DP (Icaraí), onde os agentes irão intimar os envolvidos e solicitar imagens de câmeras de segurança", A corporação disse ainda que "outras diligências estão em andamento para apurar os fatos".

    O que diz o supermercado 

    Procurado, o supermercado Redeconomia Princesa negou tratamento ríspido por parte do segurança que o identificou como fiscal da loja mas disse que foi conduzido para receber instruções da gerência. O estabelecimento comercial, que errou o gênero (referiu-se como filho), disse também que o caso foi resolvido sem atritos com a mãe da criança. Segue, abaixo, a nota da empresa na íntegra. 

    "A abordagem para que a criança não circulasse pela loja dentro do carrinho de compras foi feita de forma amigável e educada. Nossa preocupação é sempre zelar pela segurança e bem-estar dos clientes dentro da loja. Afinal, a criança poderia se machucar no próprio material do carrinho. A lesão na boca da mãe foi causada pelos movimentos bruscos do filho que queria manter-se no carrinho. Foram dispensados todos os cuidados necessários e pedidos de desculpas, tendo a mesma entendido tudo de forma amigável. O fiscal foi conduzido à gerência para um feedback, instruções e como agir da melhor forma possível. O Princesa Supermercados tem treinamentos contínuos junto às suas equipes de loja no intuito de preservar boas práticas de relacionamento entre nossos funcionários e os clientes". 

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